24 de junho, 2019

Agente da Transformação Social e Difusor do Conhecimento Científico

5 dicas para pedalar na neve

por André Schetino*

Olá amigos leitores do Temporada de Inverno. Meu  nome é André Schetino e fui convidado pelo site para escrever alguns artigos sobre uma de minhas especialidades: bicicletas e ciclismo.

Hoje mostrarei a vocês  5 dicas para pedalar na neve. Se você gosta de andar de bicicleta e vai curtir a temporada de inverno em algum local com neve, você não precisa deixar a bicicleta encostada. Basta ficar atento e seguir as dicas abaixo.

5 dicas para pedalar na neve:

1 – Use roupas adequadas

Pedalar gera grande quantidade de calor. Para pedalar na neve, é muito importante escolher roupas que mantenham esse calor com conforto, controlando o acumulo de umidade causado pelo suor. Além disso, as roupas devem proteger do vento. O ideal é ter na camada superior (a mais externa) uma jaqueta corta-vento (windproof ou windstopper), que faça o bloqueio do vento na parte frontal do corpo, mas que seja respirável nas laterais e nas costas.

Abaixo do corta-vento você pode utilizar algumas camadas de blusas leves, de tecidos sintéticos. A quantidade de camadas vai depender da temperatura. Essas blusas possuem zíperes, o que ajuda a controlar a ventilação e manter o calor do corpo de forma mais agradável.

Sob a pele (sua primeira camada de roupas), prefira também tecidos sintéticos ou lã. O algodão não é aconselhável, pois encharca com o suor e não evapora facilmente.

Para os pés, botas de neve dão conta do recado. Elas podem ser adaptadas e receber um clip para pedal. Uma forma mais simples e eficiente é utilizar um firma-pé no pedal da bicicleta. Lembre-se, para pedalar na neve você deve se sentir aquecido logo ao iniciar sua atividade.

Para as mãos, luvas grandes, que permitam um bom controle sob o guidom, freios e passadores da bicicleta. Para a cabeça, pescoço e o rosto você pode experimentar o que mais lhe agradar: toucas, balacavas e óculos escuros para proteger do vento e da claridade da neve.

2 – Pneus

Pneu com correntes
Pneu com pregos

Prefira os pneus largos e com cravos grandes, bem espaçados.

Uma dica importante para pedalar na neve é manter a pressão dos pneus bem mais baixa, entre 15 e 20 Psi, para aumentar a aderência do pneu com o terreno.

Outra opção são os pneus com pregos ou com correntes, que melhoram a tração no gelo. Nesse caso o único cuidado é se você for pedalar no cimento, asfalto, ou terrenos sem neve, o que torna a pedalada mais difícil e desconfortável.

3 – Iluminação

Importante para a segurança em quaisquer condições. Para pedalar na neve a bicicleta deve estar bem iluminada. Aconselho evitar os faróis e piscas de cores claras. Prefira os faróis amarelos e piscas de cor vermelha, que devem ser utilizados tanto na parte dianteira quanto traseira da bicicleta. Para melhorar a visibilidade e a segurança, utiliza um colete refletivo.

4 – Lubrificação

A lubrificação dos cabos e rolamentos da bicicleta é importante para pedalar na neve. Existem graxas apropriadas para baixas temperaturas. Você pode preferir também os cabos Ride On da marca Goretex, que aguentam bem o frio e não precisam de lubrificação.

5 – Pedalando na neve

Pedale de forma suave, evitando trancos e arranques nos pedais, que podem fazer a bicicleta derrapar. Tente manter a bicicleta em linha reta. Se a bicicleta começar a desequilibrar para um dos lados, faça correções suaves com o guidom, evitando girar de forma muito brusca. Nas curvas, diminua a velocidade e aumente a atenção.

———————————————————–

André Schetino é  professor universitário, amante das viagens e das bicicletas (de preferência juntas). É criador e editor do blog Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta, onde já escreveu mais de 500 posts sobre bicicleta, ciclismo e cicloturismo.

CC BY 4.0 5 dicas para pedalar na neve by André Schetino is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

André Schetino

André Schetino, professor de Educação Física e historiador especializado em histórias sobre o ciclismo no Brasil e no mundo.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Este site possui segurança certificada SiteLock

SiteLock