Header ad
Header ad
A Tradicional Ceia de Natal

A Tradicional Ceia de Natal

No Brasil, a maioria das pessoas preparam a ceia de natal com o tradicional peru assado, ou ainda com tender e chester, seguindo o prato principal acrescentam arroz, farofa, nozes e frutas. Já em países que falam a língua inglesa a ceia é bem diferente, vamos conhecer um pouco deles. 

Estados Unidos

É comum, nos Estados Unidos as famílias se reunirem no dia 25, quando no dia anterior fazem um jantar normal. Os americanos, no dia de natal, abrem os presentes e fazem pratos semelhantes aos do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças).

Lá é comum uma ceia maior no Thanksgiving, onde é servido pratos típicos como: Molho gravy (feito à base de carne assada), peru, torta de abóbora, purê de batatas, compota de frutas, entre outros.

Canadá

O Canadá foi colonizado em parte pelos ingleses, mas a província de Quebec pelos franceses, por essa razão as celebrações diferem dependendo de cada local. Outro fator relevante é que o Canadá é composto também por muitos imigrantes: africanos, chineses, brasileiros e filipinos. Assim, as comemorações natalinas são conforme a origem da família.

De forma geral, os canadenses absorveram a cultura dos ingleses, responsáveis pela colonização dos EUA. Mediante essa realidade seguem as comemorações da mesma forma que eles e acrescentam pratos com peixes. Nas regiões colonizadas pelos franceses, é comum servirem ganso recheado com tourtiére (torta de carne), e a sobremesa mais apreciada é a cinnmon rolls (rolos de canela), que tem como cobertura uma calda á base de açúcar. Muito comuns também são os biscoitos de gengibre.

Austrália

Mesmo este país tendo sido colonizado pelos ingleses, assim com os Estados Unidos e o Canadá, as comemorações são diferentes. Um fator importante é que o feriado recai no verão (temperaturas similares às do Brasil). Na Austrália a comemoração é feita no dia 25 e o dia anterior é um dia normal.

Os pratos característicos da época incluem o peru assado, ou outra carne assada, como lombo, frutos do mar também fazem parte da ceia. Como sobremesa servem o pudim de ameixas com calda de conhaque ou outro tipo de bebida alcoólica e é conhecido como Christmas pudding. Servem também sorvete e sempre durante o dia.

Inglaterra

Como nos outros países, a Inglaterra também celebra no dia 25. Lá é comum assistir à Missa do Galo, colocar a meia na lareira e deixar os presentes embaixo da tradicional árvore de natal, os quais são abertos pela manhã.  Novamente, nesse dia o Peru é a estrela do almoço acompanhado do molho gravy. Batatas assadas, legumes e vegetais também são servidos. E como não poderia deixar de ser o Christmas pudding também surge após a refeição, principalmente porque é de origem inglesa. Outra sobremesa também apreciada nesse dia é as Mince pice (tortas de frutas).

Fonte: Vale ChefICBEU

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock