20 de abril, 2019

Agente da Transformação Social e Difusor do Conhecimento Científico

Agência de reportagem e jornalismo investigativo oferece bolsas para as melhores pautas

bolsa-jornalismo-investigativo

Em sua sexta edição, a Pública convida jornalistas a proporem reportagens sobre o sistema judiciário.

De acordo a agência, num país em que mais de um terço da população carcerária está preso provisoriamente, conseguir uma audiência com o juiz costuma ser um périplo – e demora pelo menos dois meses. O que não significa que os acusados terão, afinal, acesso à Justiça: morosidade no andamento dos processos, ineficiência, parcialidade e corrupção marcam boa parte dos procedimentos judiciais no país. Em 2014, o sistema judiciário consumiu R$ 68,4 bilhões em verbas públicas, o que equivale a 1,2% do PIB e 2,3% do total dos gastos públicos, segundo o relatório Justiça em Números 2015, do Conselho Nacional de Justiça. Mesmo assim, o Judiciário começou aquele ano com 70,8 milhões de processos pendentes, número que cresce todos os anos desde 2009.

São números que mostram que, por trás do parco acesso à Justiça no Brasil, há muitas histórias a investigar.

Está na hora de investigar o terceiro poder da República

Inscrições vão até 29/2

O concurso Microbolsas Judiciário vai distribuir cinco bolsas de R$ 5 mil para as melhores propostas de pauta sobre o tema.

Saiba mais sobre as microbolsas na página do concurso.

Leia o regulamento e preencha o formulário da Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo.

Fonte: Agência Pública

 

CC BY 4.0 Agência de reportagem e jornalismo investigativo oferece bolsas para as melhores pautas by Jornalismo Colaborativo is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

Jornalismo Colaborativo

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Este site possui segurança certificada SiteLock

SiteLock