Header ad
Header ad

Análise de mercado: estudo imprescindível para quem quer ser competitivo

Análise concorrência

Toda empresa que quer se posicionar bem no seu segmento deve entender o cenário em que está inserida. Como na vida, antes de fazer uma viagem, é necessária toda uma preparação, evitando riscos na medida em que puderem ser previstos.

Entenda o que significa e aplique a análise de mercado

Portanto, a análise de mercado é o primeiro passo a ser dado, já que é pelos seus resultados que serão conhecidos dois personagens fundamentais, o cliente e a concorrência.

Se você vai vender algum produto ou serviço, deve saber com quem vai se relacionar, afinal, estar no mercado é essencialmente uma relação constante com clientes, fornecedores e credores.

Elaborar questionários contendo dados sócio econômicos pode ser de grande utilidade para direcionar ações de marketing ou mesmo definir novas linhas de atuação estratégica. Deve-se saber, com a maior exatidão possível a classe social a que o cliente pertence, sua renda per capta e familiar, idade, sexo e escolaridade. Conhecê-lo será de grande valia na hora de atender suas necessidades, mas esse é um processo contínuo, que demanda bastante atenção do empreendedor.

A análise de mercado deve, necessariamente, ser a mais detalhada possível, e municiar a empresa com dados precisos, que podem fazer a diferença em relação à concorrência.

Analisando a concorrência

Frederico Lima, da EQG Consultoria Empresarial, entende que conhecer o concorrente é tão importante quanto estar informado sobre os clientes “já vimos casos de grandes empresas quebrarem porque deixaram de lado esse item fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Saber com exatidão o que faz a concorrência, como se movimenta no mercado e suas estratégias é o que vai manter um empreendimento sempre à frente”.

Nesse sentido, é importante que o empreendedor saiba com quem vai disputar mercado e suas reais condições frente aos contendores. Ter clareza de raciocínio e mapear corretamente as possibilidades de êxito e até as de insucessos pode ser vital tanto para quem já está no mercado quanto para quem está chegando agora.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock