Header ad
Header ad

A arte do FotoJornalismo

A fotografia veio ao mundo para registrar os momentos. Ao decorrer da sua evolução, surgiu o fotojornalismo, que é um ramo da fotografia onde exige uma informação clara e objetiva, através da imagem fotográfica. Através desse ramo, a fotografia pode e deve transmitir informações, seja na comunicação impressa ou virtual.

Além de ser uma ponte de informação, a fotografia chama a atenção visual para uma matéria ter maior destaque. Para João Salamonde, fotógrafo de casamentos no Rio de Janeiro e que também tem vasta experiência com Fotojornalismo, a fotografia em preto e branco, existe há mais de cem anos e é uma característica fortíssima do fotojornalismo, mesmo que a colorida tenha ganhado mais espaço.

Tipos de fotografia para o jornalismo

Alguns gêneros da fotografia levam destaque por serem de caráter social. Nesta categoria é incluída a fotografia política, enfatizando negócios, economia e acontecimentos na metrópole. Além da fotografia social, existe as de cunho esportivo, cultural e a policial, que lida com a apreensão ou repressão, crimes e mortes.

Atualmente existem os paparazzis. Eles desenvolvem esse tipo de fotografia, que também é considerado fotojornalismo pelo fato de relatar acontecimentos, embora não seja de total interesse público, mas sim de um determinado grupo. Geralmente, os repórteres deste ramo fotografam pessoas famosas sem autorização, expondo ao público as atividades feitas em seu cotidiano.

Com o passar do tempo, os repórteres fotográficos precisam desenvolver o que chamamos de visão periférica, para ampliar o seu campo de visão. Desta forma, aumentam as chances de se conseguir uma boa matéria, já que, todo tempo, uma coisa nova acontece, seja ela boa ou ruim. Um exemplo bem claro disso é o futebol, onde ambos extremos são utilizados.

Assim como qualquer pauta jornalística, o fotojornalismo só se faz se for gerado pelo interesse público, ou se for novidade, sem esse requisito, não se tornará notícia. Portanto, o olhar crítico é fundamental. A fotografia tem várias formas de se expressar, e essa é uma delas.

Texto cedido por Raphaela Aleixo.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock