Header ad
Header ad

O desafio abaixo de zero das atletas brasileiras

02

Quem começa a praticar algum esporte sabe que no início o desafio para seguir nas competições é muito grande.

No Brasil, onde a agenda esportiva é contemplada, em sua maior parte, por notícias sobre futebol, existem atletas que representam nosso país, também nos esportes de inverno. E não fazem feio.

aleitesnow

No mês passado, Isabel Clark, principal representante da seleção nos jogos olímpicos de inverno, deixou a americana Karen Kobayashi e a canadense Tayler Wilton para trás, conquistando a Copa Continental de snowboard.

Outro exemplo de coragem e determinação, é a campeã brasileira de snowboard, Allana Leite. Longe da família, morando em Aspen, Colorado, ela é do tipo de atleta que leva a sério o esporte. Afinal, entende os riscos que precisa enfrentar para superar o medo e vencer os desafios das competições.

Muito simpática e confiante, Allana revela: “Os tamanhos e estilos de pulos variam entre os resorts e não é nada fácil chegar e pular algo que você nunca tentou, um dia antes da competição.”

Já para a atual Bicampeã Brasileira de Ski Alpino, Chiara Marano, competir é algo habitual. Ela mora em Milano, na Itália e desde sempre praticou ski. Na última semana de agosto, conquistou mais uma medalha de ouro no Valle Nevado (Chile).

leila1

Mas para subir ao pódio, o caminho é longo e muitas vezes doloroso. É o caso de Leila Mostaço-Guidolin, atleta de Ski Cross Country e campeã brasileira da modalidade, na última Temporada Austral. “Infelizmente, o campeonato do ano passado não foi válido para podermos pleitear recursos do programa Bolsa Atleta. Tenho de arcar com todas as despesas relacionadas com viagens, treinador e equipamentos.” Leila, iniciou uma campanha para arrecadar fundos e se manter nas competições. Doutorando em Engenharia Biomédica, explica: “Quando você quer algo, você dá um jeito para fazer as coisas que você considera importante. A chave é sem dúvida, dedicação e uma boa dose de disciplina. Os meus dias são bem cheios, os meus horários são super apertados, mas dá tempo para tudo“.

Entrevistamos com exclusividade, estas quatro atletas que fazem parte da nossa seleção brasileira. Confira abaixo a entrevista na íntegra de cada uma delas e prestigie também este esporte:

isaclarkIsabel Clark

Considerada a melhor atleta de snowboard do Brasil, Isabel Clark começou a praticar o esporte profissionalmente em 1995, quando já conquistou o primeiro de seus 17 títulos nacionais do esporte.

allanaAllana Leite

Campeã Brasileira Open de Slopestyle em 2012, Allana foi convidada a integrar a equipe brasileira durante o inverno boreal 2012/2013.

chiaraperfil-182x300

Chiara Marano

Atual bicampeã Brasileira de Ski Alpino nas disciplinas Slalom e Slalom Gigante. Desde a infância esquia na Itália.

leilamLeila Mostaco Guidolin

Também conhecida entre os competidores como Leila Skier. Entre 2012 e 2013 foi Campeã brasileira na modalidade Ski Cross Country da Temporada Austral. Mora em Winnipeg, Canadá.

Fonte: Temporada de Inverno

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock