Header ad
Header ad

O câncer de próstata no Brasil

câncer de prostata no Brasil

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no país, perdendo apenas para o câncer de pele. No mundo, o câncer de próstata é o sexto mais comum, representando 10% do total. A próstata é uma glândula exclusiva do homem e se localiza na parte baixa do abdômen, tendo sua forma comparada a de uma maça. É a próstata que produz parte do sêmen, líquido liberado durante o ato sexual e que contém os espermatozoides.
Esse tipo de câncer, mais do que qualquer outro, é considerado uma doença da terceira idade, pois a maioria dos casos aparece em homens com mais de 65 anos. No Brasil, o aumento no número de casos está atrelado ao aumento da expectativa de vida, ao diagnóstico mais frequente – já que hoje são constantes as campanhas para a realização do exame de prevenção – e pela melhoria do fluxo de informações, que deixa a população mais esclarecida.

Diagnóstico precoce, grandes chances de cura

Essa máxima está presente em quase todas as doenças, entretanto, no caso do câncer de próstata, ela é ainda mais real. Acontece que a maioria dos cânceres de próstata, se diagnosticados em seu início, não são letais. Em alguns casos ele cresce de forma tão lenta, que não chega a apresentar sintomas durante a vida do paciente.
Entretanto, quando a doença é diagnosticada e está em fase avançada, o câncer pode facilmente se espalhar para outros órgãos do corpo, levando ao óbito. Segundo o Dr. Paulo Salustiano,urologista em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, o exame é a melhor forma de prevenção da doença.
“Muitos pacientes, quando atingem os 50 anos, ainda têm medo do exame feito pelo urologista. Esse comportamento é altamente prejudicial para a saúde, pois só os exames de sangue junto com o exame de toque são capazes de eliminar ou confirmar as suspeitas do câncer de próstata e, quanto mais cedo for descoberto, maiores as chances de cura do paciente”, acrescenta.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2016 estima-se que surgirão mais 61.200 casos de câncer de próstata. Previna-se!

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock