Header ad
Header ad

Cerveja e Futebol – Provedores da sociabilidade

A cerveja é uma bebida que promove muito a interação entre as pessoas. Basta dar uma volta pela cidade e constatar isso e perceber também que dificilmente alguém consome cerveja sozinho.

O professor Jason Kawall, no livro Cerveja e Filosofia, defende a importância do álcool na socialização e formação de amizades. Para o especialista, histórias compartilhadas moldam a amizade e fortalecem laços. Ela traz cumplicidade entre as pessoas.

Por isso ela encaixa tão bem com o futebol. Ele também é um elemento que impulsiona a sociabilidade. É comum estar em um lugar e apenas fazer um comentário breve sobre o jogo e já conseguir fazer amizade. Afinal, ambos, caso estejam torcendo para o mesmo time ou não, compartilham de uma mesma coisa.

Segundo o professor-doutor da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro, Édison Gastaldo, em um estudo chamado “Futebol e sociabilidade: apontamentos sobre as relações jocosas Futebolísticas” o futebol é um grande formador de amizades. “Basta perguntar a um homem qualquer qual o seu time para começar uma conversa que pode se alongar indefinidamente, sem que em qualquer momento se corra o risco de uma indiscrição ou constrangimento, uma vez que – por passionais que sejam os torcedores – nada que afete o self está em questão.”

O Chef Fabio Almeida, sócio fundador do A Propósito Food Service, restaurante na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, concorda com o professor, e diz que as bebidas e o esporte em geral são grandes socializadores. “Um deixa as pessoas mais soltas, o outro promove identificação rápida. É bom até para quem quer paquerar”.

Fabio também destaca que, embora o restaurante ofereça outras bebidas como vinhos nacionais e importados, os amantes de uma boa cerveja não abandonam a bebida preferida.

Não faltam razões para gostar de cerveja e de futebol. Mas lembre-se, com relação a bebidas alcoólicas, é sempre importante um consumo moderado, e nunca consumir quando estiver ao volante. Você já tomou sua gelada hoje?

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock