Header ad
Header ad

Cicloturismo: Expedição na Ilha de Cotijuba

por Ailton Bastos

O Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta tem divulgado os grupos de bike por todo o Brasil

Nosso leitor e ciclista Ailton Bastos é de Belém do Pará, e faz parte do grupo Belém Trilha. Segundo Ailton, o “objetivo do grupo é o prazer de pedalar, mesmo em lugares inóspitos”. O grupo tem feito o que chamam de “Bike Expedições” em locais muito bons para pedalar. Ele nos enviou um relato sobre o pedal do grupo na Ilha de Cotijuba.

Obrigado Ailton por dividir sua história e esse roteiro com nossos leitores! Boas pedaladas para todos do Belém Trilha!

PEDAL NA ILHA DE COTIJUBA

O nosso grupo chama-se BELÉM TRILHA e nosso objetivo é sempre o prazer de pedalar, mesmo em lugares inóspitos.

A ilha de Cotijuba é uma mescla de beleza e desafios também. Em 1990 a ilha foi transformada em Área de Proteção Ambiental. Deveria ser preservada e protegida, com a proibição de veículos automotores, exceto ambulâncias e veículos de apoio (O transporte é feito através de charretes que levam o turista a várias praias da ilha).

Mas, infelizmente o crescimento desse fluxo e a falta de um programa ambiental definido levou a população local a investir em motocicletas, sem o mínimo controle, pois não há departamento de trânsito no local. O transporte para a Ilha é feito através de pequenos barcos que saem à medida que lotam. Na nossa região chamamos esse barcos, carinhosamente, de “Pôpôpô”, nome que remete ao barulho que o motor do mesmo faz.

Na Ilha existem várias praias. Mas, a mais conhecida é a do “Vai quem quer”, nome que veio de uma história local: dizem que nessa praia existia um tronco de árvore caído e que se algum moleque fizesse peraltice, iria passar à noite sentado nesse dito tronco. Na ” Vai quem quer”, a infraestrutura é muito boa, tem restaurantes e pousadas.

Os retornos da Ilha são determinados pelos barcos que voltam no máximo às 18:00.  Estou enviando fotos abaixo, que mostram o nosso percurso dentro da Ilha, em trechos habitados e outros não. Espero que vocês e os leitores do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta gostem.

... praias...

Aventura...

Mais informações sobre a Ilha em http://www.cotijuba.com/

Leia o texto na íntegra em Até onde deu para ir de Bicicleta.

Quer compartilhar seu relato com milhares de ciclistas e cicloturistas? Faça como o Ailton do Belém Trilhas. Envie seu relato de viagem para o email contato@ateondedeuprairdebicicleta.com.br que publicaremos e divulgaremos aqui no blog!

Até onde VOCÊ foi? é um projeto de André Schetino, professor de Educação Física e historiador especializado em histórias sobre o ciclismo no Brasil e no mundo. Conheça o projeto e o blog Até onde deu pra ir de bicicleta aqui.

André Schetino, professor de Educação Física e historiador especializado em histórias sobre o ciclismo no Brasil e no mundo.

Outras Publicações

SiteLock