Header ad
Header ad

Cirurgias de laqueadura, método contraceptivo feminino

mulher gravida

Um dos procedimentos mais comuns, quando o assunto é esterilização feminina, é a laqueadura de trompas, uma cirurgia não muito complexa e que, normalmente, sucede uma cesariana. Para se realizar a operação, a mulher deve tomar ciência de alguns pré-requisitos que são exigidos às postulantes, como ter mais de 25 anos e não possuir algum tipo de doença que possa, durante a gravidez, trazer riscos à integridade física da mulher.

O período a ser aguardado pela requerente é de até 60 dias e é nesse momento em que ela se encontra numa espécie de estado probatório com opções ao procedimento. O objetivo é certificar-se de que a pessoa está convicta da decisão, já que, mesmo sendo uma cirurgia pouco invasiva, é algo que precisa ser avaliado. O que argumenta também contra a laqueadura para as indecisas é por ser um procedimento definitivo.

A cirurgia dura pouco mais de três minutos, já que pode ser realizada junto às cesarianas. Quando é isolado, o procedimento leva pouco mais de 30 minutos e consiste em fechar a passagem da tuba uterina, onde óvulo e espermatozoide se encontram, havendo a fecundação.

Decisão passa pela firmeza pessoal e escolha do local da cirurgia

A escolha do profissional e do local a ser realizado é muito importante. Toda cirurgia deve contar com profissionais capacitados e, principalmente, com a confiança do paciente. Esses são elementos importantes para que tudo acabe bem. Quanto mais equipado é o centro cirúrgico, mais eficiente será a sua realização. Eduardo Gutierrez, da Axiste, empresa de materiais cirúrgicos no Rio de Janeiro, fala da importância de um centro cirúrgico de qualidade: “Além da possibilidade de reverter um quadro de complicação, um centro cirúrgico bem equipado otimiza a realização da cirurgia, melhora a recuperação no pós-operatório e otimiza o tempo”.

A evolução da Medicina já possibilita, com 80% de sucesso, a reversão da laqueadura. Entretanto, quando o assunto é realização de uma cirurgia, há riscos naturais, mesmo que minimizados. Dessa forma, é preciso administrar a real necessidade de se submeter aos procedimentos cirúrgicos.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock