20 de abril, 2019

Agente da Transformação Social e Difusor do Conhecimento Científico

Citytour no Rio de Janeiro – Museu dos Pretos Novos

Memorial dos Pretos Novos

A cidade do Rio de Janeiro é uma daquelas que o mundo quer conhecer e mesmo quem reside nela tem imenso prazer em dizer que é carioca e tem muito orgulho de passear por usas ruas e conhecer detalhes até então desapercebidos pela maioria. Até mesmo quando a história mostra manchas, ela é rica e permanece resguardada no coração da cidade.

O Museu dos Pretos Novos é um daqueles locais onde vale à pena visitar. Carregado de história, ele remonta uma época em que o tráfico negreiro era uma triste realidade nacional e o Rio de Janeiro era uma das maiores portas de entrada dessa “mercadoria”.

O Local, descoberto como Cemitério de Escravos, datado do início do século XVIII, foi descoberto com um grande cemitério de escravos, em 1996, quando seus donos decidiram fazer uma boa reforma na casa. Durante as escavações foram descobertos várias ossadas de escravos o que fez concluir que tratava-se de um cemitério de escravos que não resistiam aos dias e mais dias de viagens oceano a dentro.

Local fica no bairro da Gamboa

A Gamboa é um dos mais antigos bairros do Centro antigo da cidade e que traz consigo um pouco da história do samba da criação das favelas. O Museu dos Pretos Novos fica na Pedro Ernesto, 36 e é aberto à visitação!

Para os Turistas, existe uma boa opção como explica Vera Costa, da V&V Locação e Eventos, empresa de aluguel de vans no Rio de Janeiro “A cidade tem muitas oportunidades de turismo, incluindo alguns lugares que não são tão conhecidos, mas que proporcionam uma experiência incrível. O que dá prazer é ouvir os amigos de fora do estado pedindo para visitar esse locais, quando vamos montar os Citytours”, ressalta.

Além do Museu dos pretos novos, o a Cidade Olímpica oferece outros locais com acervo cultural e que passaram a figurar como opções de turismo, como é o caso do MAR – Museu de Arte do Rio – que foi inaugurado como parte das obras que estão devolvendo a Zona Portuária à Cidade!

O museu fica aberto de Terça a sexta, das 13 as 19 horas. Vale à pena Visitar!

 

 

 

 

CC BY 4.0 Citytour no Rio de Janeiro – Museu dos Pretos Novos by cariocadobrasil is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Este site possui segurança certificada SiteLock

SiteLock