Header ad
Header ad

Como as redes sociais afetam a gestão de pessoas?

Como as redes sociais afetam a gestão de pessoas?

Desde o surgimento das redes sociais, mais de dez anos atrás, a forma como as pessoas se relacionam umas com as outras mudou drasticamente. A comunicação se tornou mais rápida, quase instantânea, e isso começou a afetar não só as interações cotidianas, mas também a maneira como são realizados determinados processos no mundo de negócios.

A área de gestão de pessoas foi uma das mais afetadas pelas redes sociais, porque elas mudaram por completo a relação entre a empresa e seus funcionários. Na etapa de recrutamento, por exemplo, o conteúdo no perfil do aspirante ao cargo pode representar um fator tanto positivo como negativo. Ele pode influenciar a decisão dos gestores de contratar ou não a pessoa.

Existem muitas outras situações nas quais as redes sociais cumprem um papel importante na área de RH. “O segredo é saber utilizá-las corretamente, de forma que seja utilizado todo seu potencial”, comenta Donato Mingarelli, representante no Brasil da empresa especialista em software de gestão de RH, Cezanne HR. Pode-se formular um planejamento estratégico que incorpore as redes nas demais atividades, como no treinamento e desenvolvimento, para anunciar mudanças internas ou até mesmo para obter feedbacks sobre a organização.

De acordo com Donato, os setores de Recursos Humanos são muitas vezes conhecidos por resistir aos avanços tecnológicos, mas a inclusão de ferramentas inovadoras na execução das atividades é essencial hoje em dia. “Tanto as redes sociais como os softwares de RH são excelentes instrumentos de trabalho. Por um lado, você tem uma plataforma gratuita com grande potencial, e do outro, um sistema que possibilita a execução de processos de forma simplificada”.

As redes sociais como aliadas da gestão de pessoas

Como já mencionamos, as redes sociais têm um grande potencial como ferramenta de trabalho dentro de uma empresa, a questão é achar a maneira mais vantajosa de empregá-las Um bom exemplo de uma de suas principais funções é utilizá-las como uma plataforma para networking. No Facebook hoje existem grupos onde profissionais se reúnem para compartilhar informações relevantes e novidades sobre sua área, e eles são lugares perfeitos para conhecer outras empresas ou pessoas.

Outro exemplo é usar as redes sociais como canais diretos de comunicação com os clientes, onde eles podem publicar avaliações sobre os produtos ou serviços e obter informações sobre a empresa com facilidade. Essa é uma situação que se está tornando mais comum atualmente. A presença on-line hoje não pode mais ser inativa.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock