17 de junho, 2019

Agente da Transformação Social e Difusor do Conhecimento Científico

Como escolher o seu candidato?

escolher-candidato

A decisão do voto é algo que tem que ser construído, pensado, amadurecido, por isso é importante levar alguns aspectos para construir essa reflexão:

1. Informe-se

  • Acompanhe o noticiário. Assista os telejornais, leia revistas e jornais, acesse o site e notícias.
  • Se possível, acompanhe a cobertura em mais de um veículo ( ex: telejornais diferentes), para poder comparar as informações.
  • Aproveite o tempo passado no transporte público para ler revistas e jornais. Falta de tempo não é desculpa para não se informar.
  • Procure saber o que fazem o presidente da República, os governadores, os senadores, os deputados federais e estaduais e o que você pode exigir deles.

2. Pesquise na Internet

  • Investigue o passado dos candidatos.
  • Acesse os sites da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br)do Senado Federal (www.senado.gov.br), que trazem muitas informações. Neles você pode descobrir, por exemplo, quais projetos cada candidato lançou.
  • Verifique se os candidatos que você escolheu já se envolveram em casos de corrupção e qual a frequência deles no trabalho, caso já participem da vida política brasileira. A ONG Transparência Brasil pode ajudar nisso.

3. Assista ao horário eleitoral.

  • Por mais difícil que pareça ser, é necessário assistir aos programas do horário eleitoral que os candidatos apresentam as suas principais propostas para o futuro. Por isso, sempre que possível, é importante ouvir o que eles têm a dizer.
  • Analise se o candidato aproveita o tempo na TV para apresentar projetos para as áreas de Educação e Saúde ou se apenas ataca os adversários.

4. Troque ideias

  • Conversar com parentes, amigos e colegas é uma maneira de conhecer opiniões diferentes e refletir sobre suas próprias posições.

5. Acompanhe os candidatos nas redes sociais.

  • Hoje a internet é um dos principais meios para os candidatos apresentarem ideias e propostas. Muitos deles mantêm blogs, sites e perfis em redes sociais.

6. Descubra quem financia as campanhas dos candidatos.

7. Não se deixe manipular.

  • Não aceite doações ou presentes de candidatos, como cestas básicas e materiais de construção. Isso constitui compra de voto e é crime. Se você souber de algum candidato que esteja fazendo isso, denuncie-o.

Sites úteis:

Câmara dos Deputados
www.camara.gov.br

Transparência Brasil
www.transparencia.org.br

Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.gov.br

por Veriana Mosil

Somos mulheres que tratam da vida, do gostar e do acreditar que a vida é tecida ponto a ponto todos os dias. Na tessitura os fios são admirados e dão sentido para a existência humana. É tecida pelos fios do amor, solidariedade, aceitação, e pelos fios da tragédia composta por sucessões, alternâncias e alteridades. É preciso paciência, entregas e renúncias, partidas e recomeços, altos e baixos. Dialogue conosco e se comprometa a tecer uma vida com sentido. Teçam VITAM conosco!

CC BY 4.0 Como escolher o seu candidato? by Veriana Mosil is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Este site possui segurança certificada SiteLock

SiteLock