Header ad
Header ad

Como funciona o seu ar-condicionado automotivo e como protegê-lo

Ar condicionado automotivo

O sistema de ar condicionado automotivo é um dos mais sensíveis nos veículos, sejam de passeio, de carga ou mesmo sobre trilhos. Por operarem na compensação de altas temperaturas, utilizam compressores e termostatos, peças extremamente suscetíveis às alterações elétricas ou mecânicas. Quando apresenta problema, é indispensável procurar profissionais especializados, afinal, tratam-se de componentes de alta complexidade.

Entenda o processo de funcionamento do equipamento

    • 1º – O compressor comprime o gás que sai em alta-pressão para o condensador
    • 2º – No condensador, existe uma ventoinha que reduz a pressão do gás
    • 3º – Após reduzir a pressão, o gás passa pelo filtro de secagem
    • 4º – Nesse momento, o gás chega à válvula de expansão, em baixa pressão, onde é refrigerado
    • 5º – Em baixa pressão, é expandido para dentro do evaporador, onde resfriará a serpentina e assim, pelo ventilador interno, ganhara o habitáculo, refrigerando o carro
    • 6º – O gás retorna ao compressor, onde reinicia o processo inteiro

Principais problemas do ar-condicionado e como evitá-los

Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro fala que o segredo é usar sempre o ar condicionado, para evitar problemas funcionais “não adianta querer que o ar gele apenas no verão. As partes internas são mecânicas, e como toda peça mecânica deve ser usada constantemente para manter a lubrificação. Quando mais se usa um ar-condicionado, mais ele gela e menos chances de manutenção reparadora”, afirma. É fundamental estar sempre de olho nos sintomas apresentados.
Outro problema comum, acontece por conta de superaquecimento do motor, em que o gás não reduz a pressão no condensador. Dessa maneira, ele retorna ao compressor danificando o rolamento. Muitas vezes isso também acontece por falha na ventoinha, que pode ser até dedicada ao condensador apenas. É no condensador que a pressão fica mais alta e acontece a redução da pressão.
Outro problema muito comum no sistema de ar-condicionado automotivo é falha na vedação das partes, provocando vazamentos. É importante verificar orrings e selos do compressor quando isso acontece. Outro problema grande, mas que pode ser de fácil solução é quando a válvula de expansão trava, o gás não chega no evaporar e o ar não gela. Todos esses problemas são simples de serem resolvidos quando detectados com rapidez.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock