Header ad
Header ad

Como reduzir as chances de acidentes em plataformas de petróleo

Plataforma de petróleo

O trabalho em plataformas de petróleo é minucioso e implica risco na operação, principalmente para os trabalhadores menos experientes,. Qualquer trabalho insalubre deve ter acompanhamento de equipes médicas que sejam responsáveis pelo atendimento de urgência, evitando ao máximo qualquer risco inerente à operação. Desde o translado até a operação em si, tudo que envolve o trabalho requer preparação específica.
Dentro da operação é fundamental observar se há qualquer tipo de vazamento. As tubulações que ligam o poço à plataforma devem ter uma gerência e é normal haver os vazamentos citados. Como a extração lida com hidrocarbonetos, a combustão espontânea é uma possibilidade e deve ser evitada e combatida. O preparo para lidar com essas questões é fundamental. Quando o trabalho prossegue sem problemas, o petróleo extraído dos poços pelas plataformas é colocado em navios tanque e esse processo de bombeamento do petróleo para os navios causa vapores de petróleo que podem se transformar em incêndio.

Gestão de saúde e equipamentos novos devem ser a tônica do trabalho

Em todas as fases do trabalho, é necessário verificar se há qualquer problema técnico envolvendo a operação. Assim sendo, a manutenção técnica deve ser minuciosa. Além disso, como o trabalho tem como uma de suas vertentes a insalubridade e o afastamento do convívio social, mostra-se necessário um acompanhamento médico especializado. Segundo Sérgio Machado, do marketing da Santa Carolina Gestão e Serviços, a importância da gestão de saúde em plataformas petrolíferas vai além dos exames de rotina “quando há qualquer problema dentro da operação, o ideal é ter um profissional médico para prestar atendimento o quanto antes. Além disso, a questão psicológica influencia sobremaneira, fazendo com que o colaborador tenha que ter apoio no sentido de manter seu foco, evitando problemas operacionais que possam comprometer sua saúde”, afirma.
A qualidade de vida dos profissionais da plataformas de petróleo depende diretamente da gestão de saúde à qual todos são expostos. Dessa maneira, é fundamental o preparo técnico e operacional das equipes e, principalmente, é fundamental que seja observado pelos gestores a necessidade de um acompanhamento de todo o processo.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock