Header ad
Header ad

Compreender o que é cidadania

Eleições são fundamentais para que a democracia se consolide. Faltam menos de quarenta dias para as nossas. O cenário político mudou completamente, depois da morte do candidato Eduardo Campos. Mais um motivo para prestarmos atenção no debate político que agora acontece.

Os candidatos aos cargos eletivos, tanto no nível Legislativo como no nível Executivo, precisam apresentar propostas para resolução dos nossos problemas, para assim podermos decidir quem nos representará no nosso estado e nosso país

Exerça a sua cidadania!

O “sociólogo inglês T.H.Marshall, que aproveita a ideia de Hanna Arendt, que diz que “cidadania é o direito a ter direitos e enumera assim os direitos como um todo:

Direitos de primeira geração: direitos civis e políticos, que asseguram os direitos individuais de liberdade, igualdade, propriedade, o direito à participação do destino da sociedade na os indivíduos estão inseridos.

Direitos de segunda geração: direitos sociais, que são o direito ao trabalho, a saúde, educação, ao bem estar social como um todo.

Direitos de terceira geração: direitos onde o titular já não é o indivíduo, são chamados também de direitos coletivos, que representam o direito do consumidor, dos idosos, das minorias, da mulheres, etc.

Direitos de quarta geração: direitos bioéticos.

Eu tenho o direito civil de votar por que pertenço a uma comunidade, eu tenho o direito político de através do voto direto escolher os meus representantes e cobrar deles aquilo que eles se comprometeram para com a sociedade e assim obter acesso aos direitos sociais (educação de qualidade, ao trabalho, a saúde e ao bem estar como um todo).

Portanto, participe!

 

por Veriana Mosil

Somos mulheres que tratam da vida, do gostar e do acreditar que a vida é tecida ponto a ponto todos os dias. Na tessitura os fios são admirados e dão sentido para a existência humana. É tecida pelos fios do amor, solidariedade, aceitação, e pelos fios da tragédia composta por sucessões, alternâncias e alteridades. É preciso paciência, entregas e renúncias, partidas e recomeços, altos e baixos. Dialogue conosco e se comprometa a tecer uma vida com sentido. Teçam VITAM conosco!

Outras Publicações

SiteLock