Header ad
Header ad

Computação em nuvem: uma solução para as empresas

Computação em nuvem

Caracteriza-se como computação em nuvem como o sistema de compartilhamento de dados feito virtualmente, sem a necessidade de instalação de hardware. Interligando unidades por meio de servidores exclusivos ou compartilhados, pode-se armazenar e tornar acessível uma grande quantidade de informação, que pode se traduzir em softwares para uso em equipes ou o compartilhamento de dados.
Portanto, o conceito de computação em nuvem equivale ao de compartilhamento remoto, que dispensa a instalação tanto de hardwares como de softwares. Trata-se de uma forma mais ágil e econômica de acesso à informação, em que grande parte das tarefas pode ser customizada e até gerenciada por leigos.
O veículo para o compartilhamento em nuvem é a internet. A cloud computing tem se mostrado um grande trunfo para empresas que visam poupar recursos e pessoal, e que desejam focar seus esforços apenas em suas atividades-fim.
Setores de RH tem se beneficiado do recurso, que vem se mostrando bastante útil para tarefas que vem sendo cada vez mais terceirizadas ou mesmo destinadas a outras empresas por meio de outsourcing.

Gestão de pessoas e de procedimentos em nuvem

Uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço é o Software como Serviço (SaaS, Software as a Service, em inglês). Há pouco tempo, para controle de pessoal e material, as empresas recorriam a pesados programas, que necessitavam de instalação in loco, em todas as unidades de PC a que se destinassem.
Era preciso, em alguns casos, formar departamentos inteiros, responsáveis exclusivamente pelo gerenciamento de todos os recursos de informática. A computação em nuvem tornou obsoleto o emprego de pessoas e hardwares exclusivos, que com o tempo podem apresentar defasagem, demandando custos elevados para sua reposição e atualização.

Softwares de gestão nas empresas

Um exemplo desse tipo SaaS para RH é o desenvolvido pela Cezanne HR, empresa de software de gestão de pessoas, que opera virtualmente, utilizando a cloud computing. Todos os recursos são gerenciados remotamente, possibilitando inclusive a autogestão dos funcionários, com atualizações automáticas, sem custos extras.
A consultoria Saugatuck Technologies, especializada em TI, em pesquisa realizada em 2014, aponta que 53% das empresas em todo o mundo preferem o modelo SaaS quando adquirem softwares.
Setores em que o cruzamento de informações é constante têm, na computação em nuvem e no software como serviço, um aliado poderoso. Clínicas e consultórios médicos, via de regra, operam em constante sintonia com operadoras de planos de saúde, médicos e pacientes. Para que os atendimentos sejam feitos de forma adequada, ajustando em tempo real cobranças e créditos, são necessárias ferramentas cada vez mais integradas e que possibilitem acesso instantâneo às informações.
Nesse segmento, a empresa NewHosp, que produz softwares de gestão hospitalar, é um case de destaque, disponibilizando tecnologias que favorecem o atendimento em clínicas médicas e de fisioterapia. A inovação chegou a tal ponto que possibilita, inclusive, que raios-x sejam visualizados eletronicamente, por meio de tablets, eliminando custos com filmes e maquinário.
Desta forma, não é difícil concluir que a competitividade das empresas, cada vez mais, está ligada à gestão de TI e suas últimas tecnologias. A computação em nuvem é a palavra de ordem.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock