Header ad
Header ad
Confira se a sua empresa está pronta para 2018

Confira se a sua empresa está pronta para 2018

Nota do Editor

  • O próximo ano já está chegando e junto com isto a necessidade de você pensar e planejar o que fará para garantir o sucesso do seu negócio.

Você está se perguntando neste momento o que fará em 2018 para que sua empresa cresça, desenvolva-se ou pelo menos se mantenha competitiva no mercado? Está em dúvida se aumenta o faturamento por meio da oferta de novos produtos/serviços para os atuais clientes ou por meio da oferta dos atuais produtos/serviços, mas para novos clientes? Pensa na possibilidade de trabalhar em novos mercados?

Caso tenha respondido sim para uma ou mais das perguntas acima, vale muito a pena ler este artigo!

Independentemente da estratégia escolhida para garantir o desenvolvimento e crescimento do seu negócio no próximo ano, ele terá início por meio de um bom planejamento, algo de suma importância para quem deseja atingir qualquer tipo de objetivo. Além disso, no mundo empresarial esta afirmação torna-se ainda mais importante, afinal o planejamento deve ser de conhecimento de todos da equipe para que cada um saiba do seu papel e da sua importância para alcance dos objetivos e metas da empresa.

O próximo ano já está batendo à nossa porta, desta forma, é importante que você finalize o planejamento da sua empresa para 2018 antes que ele se inicie, assim você e a sua equipe poderão começar o ano a todo vapor e com maiores chances de conquistar seus objetivos e metas.

Antes de pensar no próximo ano, é importante que você reflita sobre este ano que está encerrando. Por exemplo, reflita com a sua equipe quais foram as principais razões para o sucesso das metas alcançadas e quais os aprendizados das metas não atingidas e, neste último caso, elabore um plano de ação com a equipe para não repetir os mesmos erros.

Agora que você já refletiu com a sua equipe os erros e acertos de 2017, está na hora de pensarmos em 2018 e para iniciar o planejamento do próximo ano a minha sugestão é que você faça a análise SWOT da sua empresa. SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), entretanto, é possível que você conheça também como matriz FOFA.

As forças e as fraquezas do seu negócio estão sobre total domínio da empresa, ou seja, depende somente de você e de sua equipe para mantê-las ou modificá-las, sendo que as forças representam os pontos fortes do seu negócio e as fraquezas aqueles pontos em que há oportunidade de melhoria. Exemplos: localização da empresa, recursos físicos e tecnológicos, equipe de colaboradores, marca e/ou patente, produtos/serviços que a empresa produz, carteira de clientes, capital de giro, etc.

Em contrapartida, as oportunidades e as ameaças não estão sob o domínio da empresa, elas são fatores externos ao negócio, sendo que as oportunidades são a mola propulsora ao crescimento e desenvolvimento do negócio e, por outro lado, as ameaças são os fatores que impedem o crescimento da empresa ou até mesmo podem provocar a sua falência. Exemplos: taxa de juros, câmbio, comportamento do consumidor, concorrência, etc.

Agora que você já conhece a análise SWOT, o próximo passo é descrever com o apoio da sua equipe no mínimo 5 forças e 5 fraquezas e, em seguida, no mínimo 3 oportunidades e 3 ameaças, pois quanto mais pontos vocês conseguirem descrever mais rica ficará a análise da sua empresa. Para facilitar a identificação e o entendimento dos fatores externos à sua empresa é importante que você faça uma pesquisa de mercado.

Após realizar a tarefa indicada acima você já terá uma visão clara das forças e fraquezas do seu negócio, além das oportunidades e ameaças que o mercado oferece. Com a análise SWOT da sua empresa em mãos você tem as informações mínimas necessárias para estabelecer os objetivos do seu negócio para 2018 e verificar quais deles são possíveis de serem alcançados e de qual maneira isto será feito.

Para o alcance dos objetivos deve-se estabelecer planos de ação que geram dois efeitos: primeiro é maximizar os pontos fortes do seu negócio para explorar as oportunidades que o mercado oferece, o segundo é minimizar ao máximo suas fraquezas para reduzir o impacto das ameaças existentes no mercado para o seu negócio. Para elucidar e tornar mais clara esta etapa do planejamento veja os 2 exemplos a seguir de casos de clientes que atendi recentemente, porém irei utilizar nomes fictícios para as personagens:

Exemplo 1:

Empresa: Heloíse tem uma loja de comércio varejista de roupas femininas.
Análise SWOT da Empresa: uma das suas principais forças é a sua carteira de clientes (quantidade e faturamento gerado), porém, ao mesmo tempo, notou que uma das suas fraquezas é justamente a qualidade do cadastro de clientes, em que verificou que em 35% das vendas o cadastro do cliente não é realizado, o que prejudica suas ações promocionais, análise do comportamento dos clientes, planejamento de compras de mercadoria para revenda, análise de ticket médio, etc. Em relação a oportunidade ela identificou que suas clientes tem demandado de forma crescente por acessórios como brincos, colares e pulseiras, em contrapartida, ela entende que a mudança no comportamento de consumo de clientes que desejam comprar tudo em um só lugar pode ser uma ameaça para ela.
Objetivo: a empresa tem como objetivo para 2018 o aumento do faturamento bruto em 10% em relação a 2017.
Plano de ação: reduzir para 15% o índice de vendas sem cadastro de cliente até 31/12/2018 e começar a vender acessórios a partir de 02/01/18 e, desta forma, aumentar o ticket médio de cada cliente de R$200,00 para R$220,00 com a venda de look completo (roupa + acessórios).

Exemplo 2:

Empresa: Ana tem um salão de beleza com menos de 1 ano de funcionamento em que oferece os serviços de corte, penteado, maquiagem, design de sobrancelhas, manicure/pedicura e depilação.
Análise SWOT da Empresa: tem como principais forças a qualidade dos serviços, equipe bem treinada, estrutura do prédio, equipamentos e produtos utilizados, entretanto, notou que uma das suas fraquezas é a ausência de utilização do marketing digital, sendo que o crescimento da carteira de clientes da empresa somente com o marketing tradicional está aquém do que Ana deseja. Em relação a oportunidade ela identificou que devido um aumento crescente da exigência de qualidade na prestação de serviços por parte dos clientes e a existência de muitos concorrentes despreparados para este novo perfil de cliente, porém, ao mesmo tempo, verificou como ameaça a existência de concorrentes similares a empresa dela com forte crescimento da carteira de clientes devido a utilização de marketing digital.
Objetivo: a empresa tem como objetivo para 2018 o aumento do faturamento bruto em 15% em relação a 2017.
Plano de ação: criar um blog e uma página no Facebook até 05/01/18 para divulgação, promoção, relacionamento e acessibilidade da empresa e de seus serviços, tendo como foco a oferta de conteúdos educativos que despertem o interesse, atenção e desejo dos clientes potenciais e atuais, como por exemplo vídeos sobre novas tendências, fazendo vínculo aos serviços do seu salão de beleza, além de destacar também os seus diferenciais da sua empresa frente a concorrência.

Agora que você já sabe como fazer acontecer os resultados do que planejou, bora colocar a mão na massa com a sua equipe!

 


Fonte: Administradores

Analista de Negócios no Sebrae-SP na regional de São José dos Campos, graduado na área de TI, especialista em gestão estratégica de negócios e em gestão de pessoas.

Outras Publicações

SiteLock