Header ad
Header ad

Conheça Helsinque

A capital da Finlândia, Helsinque, é quase uma cidade utópica. Visitantes que moram em locais muito agitados, como o Rio de Janeiro, vão ter uma impressão incomum de muita paz. Os carros param para os pedestres atravessarem, ninguém atravessa fora das faixas, você não escuta uma buzina, e os bondes passam sempre na hora exata.

O lugar é bem frio, tendo como temperatura média anual 5,3°C. No inverno as temperaturas podem chegar a até -20°C.

Para pessoas que gostam de história e museus, Helsinque é uma ótima pedida. Você pode encontrar a Catedral Ortodoxa Uspensky com suas belas paredes de tijolos vermelhos, e a poucos passos dela você verá a Igreja Luterana Tuomiokirkko, que é localizada na praça do Senado. Andando um pouco você vai chegar na avenida Mannerheimintie, onde estão o Museu de Arte Moderna Kiasma, o Museu Nacional Kansallismuseo e a Casa de Concertos Finlandia Hall. Se andar a rua até o final, você verá a sede das competições de atletismo dos Jogos de 1952, o Estádio Olímpico. Todos esses locais são impressionantes obras arquitetônicas, o que faz muitos considerarem que em Helsinque você encontra arte dentro da arte.

Se você quiser levar seus filhos, não fique preocupado. Passeios como o Jardim Zoológico, o parque de diversões Linnanmäki e o aquário Sea Life, você vai conseguir fazer com que seu filho se divirta um pouco depois de passar um tempo nos museus.

Se preparando para o frio

Para você que se interessou por visitar Helsinque, convidamos Zizi Magalhães, que é fundadora de uma empresa especializada em roupas de frio, a Loja de Inverno, e autora do livro Guia Quente para Viver o Frio, para dar algumas dicas de como se preparar para enfrentar o frio, que é bem intenso na cidade.

Roupas de frio

Zizi nos contou sobre a técnica das 3 camadas no ato de se vestir, que funciona da seguinte forma:

1- Essa é a camada que vai ficar em contato com a pele. O objetivo das roupas dessa etapa é manter o calor do corpo e deixá-lo seco. Para isso, utilize camisas e ceroulas térmicas que possuam a tecnologia Thermo Plus.

2- Essa camada é um complemento para a primeira, e tem como principais integrantes os tecidos ou fibras isolantes, que cortam o vento. Para essa camada o truque é preferir fibras artificiais, pois secam mais rápido. Busque peças de fleece ou produtos de lã.

3- Essa camada é fundamental pra você que vai fazer atividades ao ar livre, principalmente se estiver chovendo. As peças para esse nível devem ser impermeáveis e respiráveis, como os casacos de esqui, que possuem a tecnologia Gore-Tex.

No frio da cidade de Helsinque nunca se esqueça de proteger bem as extremidades, luvas, gorros e meias são fundamentais.

Se você visitou a cidade e gostou, conte pra gente como foi a sua experiência.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock