Header ad
Header ad

A modalidade Cross Country Maratona – XCM

Cross Country Maratona, conhecido como XCM, é a modalidade de Mountain Bike que tem percursos longos, que podem variar de 50 a 120km. As provas podem ser em circuito, com cerca de 60km de trecho, ou em linha — largando em um ponto e chegando a outro. Para participar de uma prova na modalidade maratona, o ciclista precisa de muita resistência física para os longos trajetos. Quanto mais pedaladas, melhor.

Outra característica do XCM são as trilhas mais suaves, se comparado a outras modalidades de MTB. Os caminhos longos e desconhecidos são a principal dificuldade enfrentada pelos praticantes da modalidade XCM. É necessário, além da resistência física, ter um ótimo preparo mental e conhecimento em mecânica, já que durante um percurso o ciclista pode se deparar com uma situação de emergência sozinho. Quer saber mais sobre esta modalidade? Confira nosso post de hoje!

MTB downhill

Leia o texto na íntegra em Até onde deu para ir de Bicicleta.

E então, você já conhecia o Cross Country Maratona? Não se esqueça de ver os outros posts do nosso Especial Ciclismo: Modalidades e conhecer outras formas de ciclismo!

Até onde VOCÊ foi? é um projeto de André Schetino, professor de Educação Física e historiador especializado em histórias sobre o ciclismo no Brasil e no mundo. Conheça o projeto e o blog Até onde deu pra ir de bicicleta aqui.

André Schetino, professor de Educação Física e historiador especializado em histórias sobre o ciclismo no Brasil e no mundo.

Outras Publicações

SiteLock