22 de abril, 2019

Agente da Transformação Social e Difusor do Conhecimento Científico

Curiosidades do carnaval carioca

carnaval-carioca-2015

A origem do carnaval é na Grécia Antiga (entre 600 e 520 a.C.), e a festa simbolizava o agradecimento dos gregos aos deuses pela fertilidade dos solos. A Igreja Católica o culto, considerado pagão. Só passou a considerar a festa muitos antes depois, com exigência de que o último dia de festa (quarta-feira de cinzas) fosse dedicado ao arrependimento dos pecados.

No Brasil, o carnaval começou a ser festejado por influencia dos portugueses, no século XVII. Neste período as pessoas brincavam jogando pó-de-arroz e perfume umas nas outras, o que originou os blocos.

No Rio de Janeiro, o primeiro desfile aconteceu em 1855, com a reunião de um grupo de intelectuais em um bloco, chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Dom Pedro II, na época Imperador do Brasil, foi a presença ilustre do desfile.

Newton Mendonça, sócio-fundador do Camarote Lounge Folia Tropical, lembra que em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a música “Ô, Abre-Alas”. Para Newton, “a música é uma tradição do carnaval carioca, e até hoje empolga os foliões”.

A primeira escola de samba carioca, fundada em 1928, se chamava “Deixa Falar”. Depois a escola foi rebatizada de Estácio de Sá.

Já o primeiro desfile de escola de samba no Rio de Janeiro foi realizado em 1932, e a campeã foi a Mangueira. Nos primeiros anos, o desfile era na Praça Onze, foi transferido, em 1947, para a Avenida Presidente Vargas. Um ponto curioso é que até o estádio São Januário recebeu um desfile, em 1945.

A paradinha de bateria foi lançada por Mestre André, da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 1959. Hoje, a paradinha é uma tradição do carnaval carioca, e está presente em todos os desfiles das agremiações.

O Sambódromo foi construído na Avenida Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio, durante o governo de Leonel Brizola, em 1984. O seu nome oficial é Passarela Professor Darcy Ribeiro, foi Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos brasileiros, quem a projetou. Newton ressaltou que a festa esse ano foi um sucesso e quem curte o carnaval do Rio uma vez quer voltar sempre, por isso a empresa já está vendendo os ingressos para o Carnaval 2015.

A festa carioca é considerada o maior carnaval do mundo, segundo o livro dos recordes. Em 2014, 466 blocos oficiais desfilaram pelos bairros do Rio de Janeiro, e a cidade recebeu cerca de 920 mil turistas para a festa.

Atualmente 12 escolas desfilam no Grupo Especial, e investem alto na festa: entre 8 e 15 milhões de reais são gastos por cada escola, em média.

E você, faz turismo no Carnaval? Que tal programar a sua viagem para curtir a maior folia do mundo no Rio de Janeiro?

Texto cedido por Rafaela Mattos.

CC BY 4.0 Curiosidades do carnaval carioca by Andrielle Bressane is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

Andrielle Bressane

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Este site possui segurança certificada SiteLock

SiteLock