Header ad
Header ad

Curiosidades do carnaval carioca

carnaval-carioca-2015

A origem do carnaval é na Grécia Antiga (entre 600 e 520 a.C.), e a festa simbolizava o agradecimento dos gregos aos deuses pela fertilidade dos solos. A Igreja Católica o culto, considerado pagão. Só passou a considerar a festa muitos antes depois, com exigência de que o último dia de festa (quarta-feira de cinzas) fosse dedicado ao arrependimento dos pecados.

No Brasil, o carnaval começou a ser festejado por influencia dos portugueses, no século XVII. Neste período as pessoas brincavam jogando pó-de-arroz e perfume umas nas outras, o que originou os blocos.

No Rio de Janeiro, o primeiro desfile aconteceu em 1855, com a reunião de um grupo de intelectuais em um bloco, chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Dom Pedro II, na época Imperador do Brasil, foi a presença ilustre do desfile.

Newton Mendonça, sócio-fundador do Camarote Lounge Folia Tropical, lembra que em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a música “Ô, Abre-Alas”. Para Newton, “a música é uma tradição do carnaval carioca, e até hoje empolga os foliões”.

A primeira escola de samba carioca, fundada em 1928, se chamava “Deixa Falar”. Depois a escola foi rebatizada de Estácio de Sá.

Já o primeiro desfile de escola de samba no Rio de Janeiro foi realizado em 1932, e a campeã foi a Mangueira. Nos primeiros anos, o desfile era na Praça Onze, foi transferido, em 1947, para a Avenida Presidente Vargas. Um ponto curioso é que até o estádio São Januário recebeu um desfile, em 1945.

A paradinha de bateria foi lançada por Mestre André, da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 1959. Hoje, a paradinha é uma tradição do carnaval carioca, e está presente em todos os desfiles das agremiações.

O Sambódromo foi construído na Avenida Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio, durante o governo de Leonel Brizola, em 1984. O seu nome oficial é Passarela Professor Darcy Ribeiro, foi Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos brasileiros, quem a projetou. Newton ressaltou que a festa esse ano foi um sucesso e quem curte o carnaval do Rio uma vez quer voltar sempre, por isso a empresa já está vendendo os ingressos para o Carnaval 2015.

A festa carioca é considerada o maior carnaval do mundo, segundo o livro dos recordes. Em 2014, 466 blocos oficiais desfilaram pelos bairros do Rio de Janeiro, e a cidade recebeu cerca de 920 mil turistas para a festa.

Atualmente 12 escolas desfilam no Grupo Especial, e investem alto na festa: entre 8 e 15 milhões de reais são gastos por cada escola, em média.

E você, faz turismo no Carnaval? Que tal programar a sua viagem para curtir a maior folia do mundo no Rio de Janeiro?

Texto cedido por Rafaela Mattos.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock