Header ad
Header ad

Curiosidades sobre cervejas

A estação mais esperada pelos brasileiros está chegando, o verão. E a cerveja é uma das bebidas mais consumidas em todo o país nesta época do ano. Raros são os eventos em que ela não esteja presente. É uma das paixões nacionais. Por isso preparamos algumas dicas, desde temperatura ideal até como é melhor armazenar o líquido. Para quem é apaixonado pelo universo cervejeiro, segue uma lista que desmistifica alguns desses assuntos.

Gelada demais x gelada de menos 

Estupidamente gelada. É assim que a maioria das pessoas que consomem cerveja em bares ou em festas prefere. Porém, apreciadores de cervejas especiais e especialistas afirmam que a bebida perde o sabor se atingir determinadas temperaturas. Para os apreciadores das cervejas comuns, as Pilsens, o mais indicado é realmente ela estar bem gelada, mas nunca baixar de 4º C, pois começam a perder o sabor. Cervejas mais encorpadas têm que ser consumidas a temperaturas de 14ºC aproximadamente.

Como gelar mais rápido? 

Deixar as bebidas no freezer é a forma de atingir as menores temperaturas, mas é um modo muito demorado. Ainda mais quando a festa em questão é um churrasco no qual os convidados levarão bebidas e não pode demorar muito para gelar. “A melhor forma é colocá-las no isopor e encher com gelo e água. A embalagem toda será envolvida e gelará mais rápido”, afirma Eduardo Marinho, sócio da Barra Ice, empresa especializada em logística e entregas de água, carvão, cerveja e gelo na Barra da Tijuca e Recreio.

É melhor gelar a garrafa deitada ou em pé?

O oxigênio influencia negativamente o paladar da cerveja. Como é encontrado nos recipientes, o melhor é gelar a bebida em pé, assim a superfície de contato do ar com o líquido vai ser a menor possível. A maioria das cervejarias trabalha hoje, com o mínimo de oxigênio residual em suas bebidas. Sendo assim a diferença seria mínima entre uma posição e outra.

Onde guardar?

Um fator importante que todos devem saber, é que quanto mais “jovem” a cerveja for, melhor será. Por isso armazenar nunca é a melhor opção! Para guardar latas ou garrafas o melhor mesmo é na geladeira ou em um lugar fresco e protegido de luz solar.

Latinha x garrafa

Este é o maior mito de todos. Algumas pessoas dizem que o sabor muda de acordo com a escolha. Como o processo de produção é igual para ambos os recipientes, o que existe é uma pequena diferença na quantidade de gás carbônico dentro da garrafa, pois ela retém melhor o gás. O resultado é imperceptível ao paladar humano.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock