Header ad
Header ad

Damas de Ferro no Carnaval 2014

As bandas de fanfarra, também conhecidas como bandas marciais, são grupos de músicos que utilizam apenas instrumentos de sopro de metal e percussão. Esse ano, teremos uma estreia e tanto no Carnaval 2014. A banda Damas de Ferro irá estrear toda a sua beleza e simpatia este ano e promete que o show terá bastante qualidade.

Formada somente por mulheres, a banda demorou um pouco para se formar. Algumas integrantes contaram que no início elas tiveram dificuldades de achar participantes, e as mais pessimistas acharam que não passariam de um quarteto. Porém, com o passar do tempo foram encontrando meninas que tocavam outros instrumentos de sopro e alguns de percussão.

Com seu repertório bastante eclético, que vai desde os clássicos como “Velha Roupa Colorida”, de Belchior, até músicas como Get Lucky, do Daft Punk, as meninas já chamam bastante atenção em seus ensaios de rua, que são feitos perto do MAM (Museu de Arte Moderna) ou no parque Guinle. Elas dizem que esse sucesso se deve ao fato de não termos muitas mulheres tocando esses tipos de instrumento. Dizem ainda que as mulheres estão sim inseridas no meio musical, porém como cantoras, e não instrumentistas.

A banda integra o que hoje é chamado de Neo-Fanfarrismo Carioca, um movimento que conta com bandas já famosas como a Orquestra Voadora , Os Siderais e Cinebloco.

Entusiasmadas para sua estreia no maior carnaval do mundo, elas insistem que não brigam. Dizem que mesmo quando estão de TPM deixam um pouco o mal humor de lado pois querem que tudo saia muito bem no carnaval. Não se importam também com as incontáveis tentativas dos meninos de se aproximar, e a trombonista, Irene Milhomens, brincou inclusive que se o cara tiver bom humor e a cantada for original ele pode ter um pouco de chance.

Nesse carnaval, se divirta e muito, porém lembre sempre das regras e da boa educação. Não brigue e nem jogue lixo na rua. Afinal, a festa é de todos.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock