15 de dezembro, 2017


Descubra a categoria Mountain Bike Enduro

O Mountain Bike surgiu no final da década de 70, com a produção da primeira bicicleta especificamente montada para terrenos acidentados, feita por Joe Breeze em 1978, como explicamos detalhadamente no post sobre o Mountain Bike.

Desta época até hoje, o MTB evoluiu e foi ramificado em diversas modalidades. Uma delas é o Enduro, na qual o preparo físico, a experiência e a precisão fazem toda a diferença. Conheça melhor o Mountain Bike Enduro, esta categoria “casca grossa” do ciclismo.

bike race

O QUE É MOUNTAIN BIKE ENDURO

O Enduro consiste em longos percursos, geralmente atravessando trilhas em montanhas e florestas, com trechos de descida cronometradas (muito parecidos com as pistas da modalidade de Downhill) e subidas com alto grau de dificuldade por possuírem obstáculos naturais a serem transpostos.

É uma das modalidades mais extremas de Mountain Bike, porque exige tanto do preparo físico quanto das habilidades do praticante. Por outro lado, o conceito é que qualquer ciclista disposto pode participar de uma prova de Enduro, já que não há nivelamento entre as pistas para diferentes categorias da modalidade.

A BICICLETA DO MOUNTAIN BIKE ENDURO

Para a prática do Enduro é necessário ter uma bike equilibrada. Se o quadro for muito reforçado para aguentar o máximo de impacto, você tem um conjunto mais pesado, o que dificulta principalmente nos saltos, nas curvas e nas subidas. Por outro lado, se a estrutura for muito leve, com um quadro de 9kg de fibra de carbono, por exemplo, as descidas podem ficar mais perigosas.

No geral, a configuração da bicicleta de Downhill e da bicicleta full suspention (com amortecedores no garfo e no quadro) é bem parecida. Mas, a primeira é mais leve, por causa dos trechos de subida e da variedade de obstáculos a serem enfrentados.

Leia o texto na íntegra em Até onde deu para ir de Bicicleta.

E aí, se interessou por essa nova modalidade? Não deixe de conferir o nosso Especial Ciclismo – Modalidades para estar sempre por dentro de tudo a respeito do ciclismo!

Até onde VOCÊ foi? é um projeto de André Schetino, professor de Educação Física e historiador especializado em histórias sobre o ciclismo no Brasil e no mundo. Conheça o projeto e o blog Até onde deu pra ir de bicicleta aqui.

CC BY 4.0 Descubra a categoria Mountain Bike Enduro by André Schetino is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

André Schetino

André Schetino, professor de Educação Física e historiador especializado em histórias sobre o ciclismo no Brasil e no mundo.

OUTRAS PUBLICAÇÕES