Header ad
Header ad

Desenvolva inteligência de negócios com gestão do tempo, treinamento e desenvolvimento

Inteligência de negócios

Conhecida também no meio empresarial pelo nome em inglês, a Business Inteligence, ou inteligência de negócios, está relacionada à estrutura que as empresas disponibilizam para coleta, armazenamento e interpretação de dados brutos, de natureza estatística, de comportamento ou que mapeiem os movimentos da concorrência.

O conceito tem ligação com estratégias para a criação e desenvolvimento de negócios, como a análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças), que apoia as decisões sobre que rumos gestores devem dar a suas empresas. Esta é uma das muitas formas de analisar dados e redirecionar as ações, de forma a corrigir falhas ou incrementar o volume de vendas. Na verdade, inteligência de negócios envolve constante e ininterrupto processamento de informações, qualitativas ou quantitativas, como garantia de manter os negócios sempre alinhados com o cenário em que se encontra.

Por tratar eminentemente de informação, o setor de TI será decisivo para a elaboração de novas estratégias baseadas na leitura de dados. Para garantir a performance empresarial, toda empresa vai precisar de um Data Warehouse (DW), ou armazém de dados, compatível com os seus objetivos. Sem DW eficientes e funcionais – ou um sistema similar – os diversos setores não poderão elaborar planos de ação específicos, comprometendo seu desempenho isoladamente, gerando efeito cascata que poderá se refletir em toda a empresa.

Armazenamento em nuvem, uma aliada da Business inteligence

Já é uma realidade a substituição dos pesados Data Centers físicos, principalmente nas grandes empresas, pela tecnologia de armazenamento de dados em nuvem. Trata-se de ter à disposição virtualmente, full time, toda a informação necessária não apenas para tocar a parte operacional, mas para acumular dados que nortearão as decisões dos gestores.

Outro princípio que deve caminhar lado a lado com a inteligência de negócios é o de gestão do tempo. Quando administrado de forma precisa, serão mais facilmente perceptíveis eventuais falhas nos processos, que, quando não corrigidos, cumulativamente podem custar muito caro. Ou seja, gestão eficiente, organização e a contínua prospecção de informação levam a patamares mais elevados nos negócios. Ao se colocar de forma inteligente num mercado dinâmico, sua empresa terá mais chances de aumentar os lucros e se antecipar às crises.

Treinamento e desenvolvimento, as chaves do sucesso

<´p>Outro ponto focal para aprimorar business inteligence é incluir atividades de treinamento e desenvolvimento. Partindo do princípio de que treinar significa o aprimoramento de habilidades já adquiridas, e desenvolver equivale a se preparar para planejar em longo prazo e preparar estratégias, fica claro que tratam-se de dois pilares para nortear ações de negócio inteligentes.

Donato Mingarelli, da Cezanne, empresa que desenvolve software de gestão de pessoas, enfatiza a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas “não resta dúvidas de que, num mercado sempre competitivo e ávido por novidades, as lideranças não podem prescindir de atividades ligadas à formações profissional. Treinar e desenvolver competências são formas de manter-se competitivo num negócio, no sentido de não perder a concorrência de vista e de sair na frente, oferecendo produtos e serviços sempre melhores.”.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock