Header ad
Header ad

Desmatamento na Floresta Amazônica volta a crescer após 4 anos

Após quatro anos de queda no índice de desmatamento da Amazônia, tivemos esse ano uma volta no crescimento desse dado. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgou no fim do ano passado que em 2013 houve um aumento de 27,8% da taxa de desmatamento, se comparado com 2012. Mesmo com esse crescimento, o ano de 2013 teve o segundo menor índice da história brasileira.

A ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, comentou que o aumento do desmatamento foi algo específico de alguns estados, e que o governo não diminuiu recursos: “Temos combatido o desmatamento todos os dias. Nunca tivemos menos de mil pessoas envolvidas com as ações de combate ao desmatamento. Temos fiscais em campo que chegaram a trabalhar 60 dias consecutivos. Nesse período foram abertos mais de 4 mil processos criminais pelo Ibama”.

Desmatamento na Amazônia

Dados relevantes

A ministra fez algumas críticas bem duras a gestores dos estados onde o aumento foi maior: “Como o estado não vê que estão desmatando bem ao lado do aeroporto?”.

Trouxemos alguns dados que confirmam as afirmações de Izabella, e mostram que o aumento foi realmente em estados específicos:

Mato Grosso – Foi o local que teve o maior percentual de desmatamento no ano, teve um aumento de 52% o que corresponde a 1.149 km².

Pará – Teve 37% de aumento na taxa, bem menos que o Mato Grosso, porém foi o estado que mais desmatou no ano, com uma área de 2.379 km².

Roraima – Também teve uma taxa de aumento bem grande, de 48% o que corresponde a 933 km² de área desmatada.

Rondônia – Desmatou os mesmos 933 km² de área que Roraima, porém teve um percentual bem menor que o do estado citado anteriormente, de apenas 21%.

Em contrapartida a esses dados, tivemos estados que conseguiram reduzir bastante suas taxas, como é o exemplo do Amapá, do Acre e de Tocantins, que diminuíram seus índices em 59%, 35% e 17% respectivamente.

O especialista em gestão ambiental, Gelma Reis, que é fundador da empresa de consultoria ambiental no Rio de Janeiro, a Ética Ambiental, concorda com a ministra: “É um absurdo que não se veja que estão desmatando mil hectares em seu estado. Para conseguirmos reduzir de vez o desmatamento da Amazônia precisamos de um entendimento entre o Governo Federal e os Governadores locais, vai ser impossível atingirmos essa meta sem que eles trabalhem juntos”.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock