Header ad
Header ad

Dia do Jovem Trabalhador – 24 de abril

Jovem trabalhador

No dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. O objetivo dessa data é ressaltar o papel fundamental dos jovens no mercado de trabalho. Outra finalidade da instituição dessa data é romper as barreiras existentes sobre a contratação de funcionários inexperientes por parte das empresas.

Outro objetivo é mostrar para os empregadores que a juventude tem muito para acrescentar ao mercado de trabalho. Para melhor falar sobre essa importante data, no Jornalismo Colaborativo, convidamos Val Guimarães, diretora comercial e de operações da empresa especializada em terceirização de mão de obra, Mex Brasil.

Segundo Val Guimarães ”Não podemos negar que os jovens têm dado demonstrações que suas ideias contribuem muito com o avança dos negócios. O recrutamento de pessoas que ainda não estão no mercado, pode ser o caminho para se descobrir novos talentos”.

O reflexo dos jovens no mercado de trabalho

No Brasil, pesquisas mostram que o desemprego vem caindo a cada ano, com algumas variações, mas no geral tem diminuído. E isso acontece em parte graças à atuação dos jovens que ingressam no mercado de trabalho. Mas os jovens não querem apenas entrar no mercado, eles também estão se preocupando mais com os estudos e em formação.

Número dos jovens no mercado de trabalho

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, há no Brasil pouco mais de 30 milhões de pessoas com idade entre 16 e 24 anos, e mais de 20 milhões são economicamente ativos. E um dado ainda mais importante: 24,45% desses jovens, além de trabalhar, estudam. O que preocupa é que quase 19% continuam desempregados.

Inserir os jovens no mercado é importante, tanto quanto ficar atento para algumas regras em relação ao trabalho de jovens no Brasil. O menor de 14 anos não pode realizar qualquer atividade empregatícia, pois há leis que definem quem pode trabalhar dentro do regimento constitucional.

O que diz a Constituição em relação ao trabalho dos jovens

A Constituição Brasileira, através da Emenda Nº 20, de 1998, proíbe a realização de qualquer trabalho por menores de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos. E até os 18 anos, não pode trabalhar em profissões que ofereçam riscos à saúde.

Lei do Aprendiz

A Lei do Aprendiz cuida do contrato especial de trabalho, dirigido aos jovens entre 14 e 24 anos. A Lei diz que cabe ao empregador matricular o jovem em uma instituição de ensino, para assim, ele se aprimorar como cidadão e profissional.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock