Header ad
Header ad

Dia do Técnico Industrial – 23 de Setembro

Dia do Técnico Industrial

É pelas mãos da indústria que uma nação conhece o crescimento e o desenvolvimento. Baseado na capacidade de desenvolver soluções para as necessidades da sociedade é que se fomentam novas capacitações e descobertas tecnológicas que só são colocadas no mercado pelas mãos de pessoas que desenvolveram seus conhecimentos para isso. O técnico industrial é quem faz essa engrenagem girar como uma grande e precisa máquina. É a indústria quem dita o verdadeiro desenvolvimento da nação.
Mesmo em tempos de crise, a procura pela capacitação na área técnica em diversos segmentos é grande, atraindo jovens com a expectativa de boa remuneração. Isso de fato ocorre, já que o setor industrial tem bastante demanda de trabalho. A contrapartida é uma remuneração compatível e as oportunidades de crescimento são grandes. A indústria oferece planos de carreira e oportunidades de constante capacitação, dependendo do segmento e das condições de mercado. Há setores mais,outros menos vulneráveis às oscilações da economia, e isso se reflete nos salários e na estabilidade das carreiras.

Atribuições vão além da execução de projetos

A carreira não se limita à parte prática dos projetos, apesar de exigir muito preparo e conhecimento. Um técnico industrial especializado pode, entre outras atribuições, trabalhar nas pesquisas tecnológicas, além de poder coordenar grandes equipes, semeando conhecimento e ajudando a capacitar novas pessoas.
Outra vantagem do setor é a gama de oportunidades. Existem possibilidades dentro de áreas diferentes como edificações e química; engenharia civil e eletrotécnica. Isso gera uma procura de acordo com as habilidades de cada indivíduo. De acordo com Gregory Mâitre, da Betuseal, empresa de selante asfáltico, a diversidade de profissionais ajuda no desenvolvimento das empresas “quando um profissional está aberto a desenvolver novos conhecimentos, ele passa a fazer diferença. A indústria é um local de execução, mas a inovação faz parte da realidade industrial”, afirmou o especialista.

Profissão é regulamentada desde 1968

Apesar do dia 23 de setembro ser o dia comemorativo da carreira, ele não tem a ver com a regulamentação do ofício. Uma das versões sobre a escolha da data é por coincidir com o momento do aparecimento das primeiras escolas técnicas no país, por volta de 1905. A outra versão fala sobre a assinatura da lei que criou o Liceu das Artes e Ofícios, pelo presidente Nilo Peçanha, no ano de 1909. Já a regulamentação tem como data inicial 5 de novembro de 1968. A todos os profissionais técnicos industriais, todo o sucesso e que a indústria brasileira nunca perca o fôlego!

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock