22 de abril, 2019

Agente da Transformação Social e Difusor do Conhecimento Científico

Dia Nacional da Imprensa

gazeta-do-rio-primeiro-exemplar
De acordo com a lei 9831/99 sancionada pelo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, o Dia Nacional da Imprensa passou a ser comemorado em 1º de junho. Antes de 1999, a data era celebrada no dia 10 de setembro, quando começou a circular o primeiro jornal publicado no Brasil em 1808, chamado Gazeta do Rio de Janeiro.

Com uma periodicidade de duas publicações semanais, o jornal tinha como principal objetivo divulgar os comunicados oficiais do governo e informes de política internacional. Seu primeiro redator foi Manuel Ferreira de Araújo Guimarães com a supervisão do editor Frei Tibúrcio José da Rocha. Somente em 1822, já com o nome de Gazeta do Rio, o periódico deixou de circular no país.

A Biblioteca Nacional disponibiliza o primeiro número da Gazeta do Rio de Janeiro para leitura direto no site.

CC BY 4.0 Dia Nacional da Imprensa by Jornalismo Colaborativo is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

Jornalismo Colaborativo

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Este site possui segurança certificada SiteLock

SiteLock