Header ad
Header ad

Dicas de como fotografar à noite

Não é de hoje que muito fotógrafos iniciantes se queixam de que suas fotos durante o dia ficam com uma qualidade muito melhor que as tiradas à noite. Daí, a solução mais cabível é deixar a foto do jeito que está e amenizar as imperfeições no Photoshop. De fato, é um pouco mais difícil fotografar depois que o sol se põe, mas não é impossível. A seguir, com a colaboração do fotógrafo de casamentos Rogério Von Krüger, vamos dar dicas valiosas de como melhorar a qualidade de suas fotos noturnas.

Cuidado com o uso do flash

foto-noturna-rogerio-von-kruger1

É extremamente equivocado pensar que, só por estar de noite, o uso do flash é indispensável. Em alguns casos, realmente é, mas não é uma unanimidade e, acredite, em algumas situações a foto fica melhor sem ele!

Para fotos com uma distância curta, usá-lo pode ser uma ótima ideia, mas quando é o contrário, às vezes abrir mão é a melhor solução, já que sua potência não tem um alcance tão grande assim. De qualquer forma, confira no manual de sua câmera qual é o mínimo é o máximo de alcance do flash do seu equipamento.

“O fotógrafo não precisa ter medo de ajustar a potência do flash (geralmente temos a baixa, a média e a alta), fazendo isso e testando os níveis, as chances de a fotografia sair como você espera aumentam muito”, ressalta Von Krüger.


Não dispense o uso de um tripé

foto-noturna-rogerio-von-kruger2

“Na maioria das vezes um tripé é determinante para o resultado final das fotografias noturnas”, diz o fotógrafo.

Você pode se perguntar o porquê do suporte ser tão importante e nós explicamos que fotos à mão livre em ambientes escuros têm bem mais chances de saírem tremidas, pois a pouca luz incide no sensor da câmera o que aumenta a captação de movimentos.


Esteja com o obturador bem ajustado

foto-noturna-rogerio-von-kruger3

Sempre diminua a velocidade do obturador. Como dissemos na dica anterior, ambientes com luz precária propiciam o aumento da capacidade de captar os movimentos, portanto, se o obturador estiver com o nível de velocidade mais baixo, a câmera absorve mais a luz ambiente, proporcionando uma foto menos borrada e tremida.


Verifique o nível do ISO

foto-noturna-rogerio-von-kruger4

É sempre bom lembrar que o ISO muito alto não é garantia de nitidez, pelo contrário, é bem mais prudente deixá-lo num nível mais baixo. “Depois que ajustar o obturador e usar o tripé, as chances de a foto sair tremida e granulada diminuem, então essa é a hora de ajustar o ISO. Tente começar com um valor mais alto de 1/30 e vá testando as possibilidades”.


Saiba o que exatamente você quer fotografar

foto-noturna-rogerio-von-kruger5

Antes de sair clicando, pense em como você quer a foto, analise os ângulos, pense no resultado final desejado. Fotografia não é algo que se possa fazer com pressa, é necessário fazer uma análise, testar o flash e outros componentes da câmera antes de bater a foto.

Use a criatividade

Caso você não goste das fotos, mesmo seguindo todas as dicas use sua criatividade. Às vezes é melhor guardar uma foto não tão boa e ter a recordação daquele momento do que descartá-la de vez da memória do seu equipamento. “Se a fotografia não é para nenhum trabalho, brinque com ela, edite, coloque alguns filtros divertidos e não estrague um ótimo episódio da sua vida apenas pela insatisfação de ter tirado uma foto que não está tecnicamente perfeita”, finaliza Rogério Von Krüger.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock