26 de setembro, 2017


Dona Gracinha da Sanfona grava seu primeiro DVD em Brasília

Dona Gracinha da Sanfona grava seu 1º DVD em Brasília

A trajetória de Dona Gracinha da Sanfona é o tema de seu primeiro DVD nominado “Dona Gracinha da Sanfona – Vida e Obra”, que tem previsão de lançamento para esse ano. O documentário musical trará a história de vida da sanfoneira, fatos importantes de sua carreira, depoimentos e animações, embalados por muita música.

A parte musical do projeto será gravada em um show realizado no dia 01 de junho, quinta-feira, às 20h, no teatro no SESC Newton Rossi, na Ceilândia. Dona Gracinha e sua banda, formada pelos músicos Flávio Gaio (Zabumba), Tiago Vieira (Triângulo) e Gabriel Lourenço (Voz e Guitarra).

O show contará com a participação especial do Mestre Zé do Pife, do também sanfoneiro Sivuquinha e do Maestro Fabiano Medeiros, que assina a direção musical do DVD.

Aos 74 anos de idade, a vida de Dona Gracinha é uma lição. Apaixonada pela música e pela cultura nordestina, continua tocando com muita propriedade sua sanfona de botão, também conhecida como “pé de bode”, uma espécie quase em desuso nos dias atuais, instrumento imortalizado por Januário, pai de Luiz Gonzaga, rei do Baião.

A sanfoneira, que nasceu Maria Vieira da Silva, na cidade de Floriano (PI), começou a tocar gaita de boca aos sete anos de idade, por um tio. Depois aprendeu a tocar pandeiro, mas logo se interessou pela sanfona. Com oito anos de idade, já tocava em bailes e festas em sua cidade natal.

Na década de setenta, veio para Brasília, e desde então marca presença no cenário cultural da cidade. Seu repertório é eclético e contempla desde o tradicional “pé-de-serra” ao forró mais moderno. Além do xote, baião, coco, xaxado e frevo, Dona Gracinha da Sanfona também toca choro, seresta, marchinhas de carnaval, música caipira, tango e bolero. Sem contar com as suas próprias composições que transitam por vários desses estilos.

O DVD “Dona Gracinha da Sanfona – Vida e Obra” é um projeto patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC, com realização do Beco da Coruja.

Serviço
Gravação do DVD “Dona Gracinha da Sanfona – Vida e Obra”
Show da Dona Gracinha da Sanfona e convidados
Dia: 01 de junho (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Newton Rossi / Sesc Ceilândia – QNN 27 Área Especial Lote B – Ceilandia Norte
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre

CC BY 4.0 Dona Gracinha da Sanfona grava seu primeiro DVD em Brasília by Alessandra Alves is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

Alessandra Alves

Jornalista apaixonada por pessoas e projetos criativos. Desde o início da carreira, dedica-se à comunicação de projetos culturais. Atualmente, trabalha com a produção de conteúdos, assessoria de imprensa e coordenação de comunicação de projetos.

OUTRAS PUBLICAÇÕES