Header ad
Header ad
Efêmera Eternidade
Photo Credit To Michel Zylberberg

Efêmera Eternidade

Aproveite bem o visual dessa imagem. Você provavelmente não vai encontrar as fotografias de Michel Zylberberg com tanta facilidade porque não é sempre que ele participa de concursos. “A fotografia é muito subjetiva, o que acaba gerando um descontentamento com muitas das escolhas que partem de gostos pessoais. Quando é por ‘curtidas’ é ainda pior, porque na maioria das vezes ganha quem tem mais amigos e influência e não quem merece de fato.”

Na realidade, Michel é bem reservado com suas fotos e muitas delas não são divulgadas. “No máximo mostro para meus amigos e família. Sou assim com as minhas poesias também e a fotografia não deixa de ser um poema em cores – ou preto e branco.” Explica o vencedor do II Desafio Expedição na Montanha.

Nesta edição, o site Temporada de Inverno em parceria com a rede de Jornalismo Colaborativo destaca a foto “Efêmera Eternidade”. O registro da Via Láctea e o Matterhorn, no Lago Leisee, em Zermatt, Suíça foi feita com uma Nikon D750 + Samyang 14mm.

Os amigos e grandes companheiros de aventura, Lorenzo Riva e Enrico Boggia
Michel e Lorenzo Riva nas geleiras dos Alpes Suíços. Foto: Enrico Boggia.

Michel conta que apesar de morar na Suiça há 10 anos, ainda não conhecia a região de Zermatt. Na ocasião dessa fotografia, com os amigos e grandes companheiros de aventura, Lorenzo Riva e Enrico Boggia, eles aproveitaram a primeira neve do ano e foram de trem até o sentido Gornergrat. “No meio da tarde, passamos por esse lago da foto, mas chegamos até um outro que seria mais interessante para o pôr-do-sol. Quando escureceu, voltamos até esse lago Leisee, mas a sensação inicial era de frustração, porque estava muito nublado e a lua se encontrava bem no “coração” da Via Láctea. Conversamos sobre desistir e voltar pro hotel, pois o frio começava a apertar. Por sorte um dos amigos falou que faria um teste antes de tomar a decisão. Ainda bem, pois a noite rendeu bons cliques com uma atmosfera única. A enquadratura inicial era só o lago, o Matterhorn (a montanha da embalagem do Toblerone) e a lua, até que percebemos a olho nú a Via Láctea mais acima no céu. Foi nesse momento que fiz essa panorâmica vertical, unindo todos os elementos que me cercavam nessa noite mágica e inesquecível.”

Em seu relato, nosso aventureiro ainda completa que para fechar com chave de ouro, ele e seus dois amigos, encararam quase três horas a pé pelas montanhas geladas da regiao até o hotel. “Mas todo sacrifício acaba desaparecendo quando na memória, na tela do computador e nas fotos impressas, toda essa beleza fica eternizada. É na natureza que me sinto em casa, livre como na minha infância no Brasil. O céu é de todos, basta olhar para cima de vez em quando para admirá-lo.”

Esse carioca, criado no Sul de Minas de Gerais já visitou diversos outros países. Foram tantos os lugares que fotografou que decidiu registrar tudo em seu blog RPM (Rodando pelo Mundo). O mais legal é que o conteúdo é recheado de informações turísticas de um ponto de vista de quem realmente fez a viagem.

Ainda sobre esse trabalho, Michel Zylberberg acrescenta: “Hoje em dia o RPM conta com a colaboração de muitos amigos viajantes ou leitores. Falamos mais sobre assuntos que fazem refletir. Por isso mesmo que o nosso slogan é um blog de viagens que vai um pouco além de roteiros.

Se você está preparado para rodar o mundo, acesse www.rodandopelomundo.com e acompanhe os passos desse Vencedor do II Desafio Expedição na Montanha. Siga-o também no Instagram @michel_zylberberg!


concurso-fotografia

Sobre o Desafio

O Segundo Desafio Expedição na Montanha chegou ao fim. Promovido pelo site Temporada de Inverno em parceria com a rede de Jornalismo Colaborativo, o concurso foi realizado entre outubro e dezembro de 2016 e recebeu mais de 500 inscritos, desde fotógrafos amadores e apaixonados pela natureza, até profissionais que vivem da arte de fotografar, mas que buscam cenas inspiradoras de paisagens incríveis capturadas nas montanhas para alcançar novas visões.

Todas as fotos encaminhadas durante o período de inscrição foram apreciadas pela redação do site Temporada de Inverno, formada por profissionais de comunicação indicados pela rede de Jornalismo Colaborativo que levaram em consideração a adequação ao assunto proposto, bem como a originalidade e criatividade da foto enviada.

Vencedores do Desafio Expedição na Montanha

magnusandradeAGOSTO/2017
III Concurso Fotográfico Expedição na Montanha
Vencedor: Magnus Apolinário de Andrade
Destaque: Fotografia “Os Três Irmãos” vence o Desafio Expedição na Montanha
Entrevista/Reportagem: Torres del Paine

michel-fotografoDEZEMBRO/2016
II Concurso Fotográfico Expedição na Montanha
Vencedor: Michel Zylberberg
Destaque: Fotografia “Efêmera Eternidade” vence o Desafio Expedição na Montanha
Entrevista/Reportagem: Efêmera Eternidade

marcosterraJULHO/2016
I Concurso Fotográfico Expedição na Montanha
Vencedor: Marcos Felipe Terra
Publicação Principal: Estudante da UNIFEI vence desafio fotográfico Expedição na Montanha
Entrevista/Reportagem: Terra nos Andes Peruanos


Vem aí o IV Desafio Expedição na Montanha!

As inscrições já estão abertas no site Temporada de Inverno

temporadadeinverno

Participe! Sua foto merece destaque!


Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock