21 de abril, 2019

Agente da Transformação Social e Difusor do Conhecimento Científico

É difícil entrar para a faculdade?

Entrar para uma faculdade é o sonho da maioria dos alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio.

Mas quão difícil é conseguir uma vaga? Claro, isso depende da instituição e do curso escolhido. A relação candidato por vaga varia bastante, o curso de Ciências da Natureza na USP Leste, por exemplo, teve em 2014 1,75 candidatos por vaga, enquanto o de Medicina na UNB teve, no mesmo ano, uma relação de 135,10 para 1.

O número de vagas também pode ser maior ou menor em um mesmo curso em diferentes instituições. Portanto, é válido pesquisar onde é mais fácil conseguir se classificar, lembrando que hoje várias instituições distribuem suas vagas através do SiSU, que tem como parâmetro as notas do ENEM, o que facilita o processo seletivo.

Também existem outras questões que podem dificultar o acesso ao ensino superior, como gastos com mensalidades, transporte, muitas vezes com aluguel para poder morar mais perto da faculdade e uma infinidade de fatores que podem te fazer querer desistir. Mas, se há percalços, também existem meios para chegar lá.

Faça o ENEM e se inscreva no SiSU, se precisar de uma forcinha para custear seus estudos, procure o FIES. Se não tem um campus perto de você, pesquise opções de ensino a distância, hoje existem cursos ótimos nessa modalidade. E fique sempre de olho em nossas dicas!

Obstáculos existem, mas não se afaste de seus objetivos por isso. Com esforço, tudo é possível!

FONTE: Blog do Quero Bolsa

CC BY 4.0 É difícil entrar para a faculdade? by Jornalismo Colaborativo is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

Jornalismo Colaborativo

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Este site possui segurança certificada SiteLock

SiteLock