19 de abril, 2019

Agente da Transformação Social e Difusor do Conhecimento Científico

Estimule seus colaboradores com atividades lúdicas, folgas planejadas e cursos

Treinamento e desenvolvimento

O modelo de negócios possibilitado pelas novas tecnologias web vem gradativamente reconfigurando os setores produtivos em todos os níveis. Gestores, colaboradores e funcionários têm suas rotinas facilitadas graças à massificação da tecnologia de armazenamento em nuvem, que vem diminuindo a necessidade de hardwares para gerenciamento e backup de dados.

Entretanto, não é apenas aumentando a produtividade que a tecnologia é útil. Na verdade, os avanços na computação refletem mudanças na própria cultura empresarial. Hoje, empresas de hierarquia descentralizada ou horizontal predominam em segmentos ligados ao modo de vida moderno, que valoriza o bem estar, o aprendizado constante e a disciplina consciente.

Num cenário em que são fatores que atraem os profissionais mais qualificados diferenciais como benefícios adicionais, possibilidade de realizar atividades recreativas e ambiente saudável de trabalho, gestores precisam ter muito mais preparo e criatividade. Nesse sentido, incentivar atividades lúdicas, conceder folgas planejadas e oferecer cursos e treinamento podem ser formas de valorizar as pessoas, no sentido de promover qualidade de vida e estimular o aumento na produtividade.

Nem sempre pagar bem garante maior satisfação

Um dos indicadores de valorização profissional é certamente os valores impressos no contracheque. Mas a remuneração é apenas uma das muitas formas pelas quais uma empresa sinaliza ao seu empregado o quanto ele é importante. Por isso, além dos salários, é preciso estar atento ao ser humano. Afinal, gerenciar pessoas não é a mesma coisa que gerenciar máquinas.

Uma das possibilidades que a tecnologia de armazenamento em nuvem agrega é, por exemplo, o trabalho remoto. Há setores, como o de Tecnologia da Informação, em que cerca de 70% das suas empresas já aderiram ao home Office, com resultados expressivos e aumento na produtividade e satisfação geral.

Investir em treinamento e desenvolvimento é uma solução

Oferecer cursos e investir em treinamento e desenvolvimento é outra forma de manter elevados os níveis de produtividade. Donato Mingarelli, da Cezanne, que desenvolve software de gestão de RH e de treinamento e desenvolvimento de pessoas entende que “uma das maiores barreiras ao crescimento profissional é a falta de investimento em aperfeiçoamento. Como um dos fatores que mais pesam para manter a motivação é a perspectiva de crescimento, não oferecer oportunidades de aprender e se aperfeiçoar é uma falha, que com o tempo vai se refletir em resultados negativos, absenteísmo e desmotivação”.

Outra forma de manter empregados e colaboradores motivados é planejar folgas semanais. Pode ser feita uma escala, com as equipes revezando dias e horários. Esta é uma maneira experimentada por diversas empresas para evitar ausências injustificadas, com algumas alcançando índice zero de faltas.

CC BY 4.0 Estimule seus colaboradores com atividades lúdicas, folgas planejadas e cursos by Andrielle Bressane is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Sobre o Autor

Andrielle Bressane

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Este site possui segurança certificada SiteLock

SiteLock