Header ad
Header ad

Estimule seus colaboradores com atividades lúdicas, folgas planejadas e cursos

Treinamento e desenvolvimento

O modelo de negócios possibilitado pelas novas tecnologias web vem gradativamente reconfigurando os setores produtivos em todos os níveis. Gestores, colaboradores e funcionários têm suas rotinas facilitadas graças à massificação da tecnologia de armazenamento em nuvem, que vem diminuindo a necessidade de hardwares para gerenciamento e backup de dados.

Entretanto, não é apenas aumentando a produtividade que a tecnologia é útil. Na verdade, os avanços na computação refletem mudanças na própria cultura empresarial. Hoje, empresas de hierarquia descentralizada ou horizontal predominam em segmentos ligados ao modo de vida moderno, que valoriza o bem estar, o aprendizado constante e a disciplina consciente.

Num cenário em que são fatores que atraem os profissionais mais qualificados diferenciais como benefícios adicionais, possibilidade de realizar atividades recreativas e ambiente saudável de trabalho, gestores precisam ter muito mais preparo e criatividade. Nesse sentido, incentivar atividades lúdicas, conceder folgas planejadas e oferecer cursos e treinamento podem ser formas de valorizar as pessoas, no sentido de promover qualidade de vida e estimular o aumento na produtividade.

Nem sempre pagar bem garante maior satisfação

Um dos indicadores de valorização profissional é certamente os valores impressos no contracheque. Mas a remuneração é apenas uma das muitas formas pelas quais uma empresa sinaliza ao seu empregado o quanto ele é importante. Por isso, além dos salários, é preciso estar atento ao ser humano. Afinal, gerenciar pessoas não é a mesma coisa que gerenciar máquinas.

Uma das possibilidades que a tecnologia de armazenamento em nuvem agrega é, por exemplo, o trabalho remoto. Há setores, como o de Tecnologia da Informação, em que cerca de 70% das suas empresas já aderiram ao home Office, com resultados expressivos e aumento na produtividade e satisfação geral.

Investir em treinamento e desenvolvimento é uma solução

Oferecer cursos e investir em treinamento e desenvolvimento é outra forma de manter elevados os níveis de produtividade. Donato Mingarelli, da Cezanne, que desenvolve software de gestão de RH e de treinamento e desenvolvimento de pessoas entende que “uma das maiores barreiras ao crescimento profissional é a falta de investimento em aperfeiçoamento. Como um dos fatores que mais pesam para manter a motivação é a perspectiva de crescimento, não oferecer oportunidades de aprender e se aperfeiçoar é uma falha, que com o tempo vai se refletir em resultados negativos, absenteísmo e desmotivação”.

Outra forma de manter empregados e colaboradores motivados é planejar folgas semanais. Pode ser feita uma escala, com as equipes revezando dias e horários. Esta é uma maneira experimentada por diversas empresas para evitar ausências injustificadas, com algumas alcançando índice zero de faltas.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock