Header ad
Header ad

Como lidar com fraturas do colo femoral

Fêmur

O fêmur é o maior osso do corpo humano. É um dos responsáveis por nos deixar de pé e carregam sobre si o peso do corpo junto com a estrutura complexa que há entre ele e a bacia. Com o passar do tempo, essa ligação sofre o desgaste natural do tempo. O tempo, aliás, é o responsável pelo surgimento de doenças como a osteoporose, que aumentam os riscos de fraturas no local. A partir dos 65 anos de idade, as chances de uma fratura de colo femoral aumentam devido à baixa hormonal, que causa diminuição da massa óssea.
O problema é mais recorrente nas mulheres, ou seja, são elas que devem se precaver contra o surgimento dos primeiros sintomas, mantendo hábitos alimentares saudáveis e indo regularmente ao médico ortopedista. Devido à vascularização do local, é importante se prevenir contra a fratura do colo femural. É possível ter uma necrose de maneira rápida na cabeça do fêmur.

Conheça os sintomas e as consequências

Segundo o Dr. Renato Bastos, da Medical Force, clínica ortopédica em Duque de Caxias, as pessoas idosas devem tomar muito cuidado “em jovens esse tipo de fratura quase sempre acontece mediante acidente de trânsito ou traumas, nos idosos, a lesão podem simplesmente ser casuada por estresse devido a problemas pré-existentes. É importante manter a rotina de exames e consultas ao consultório médico, principalmente mulheres caucasianas no período pós-menopausa”.
A dor súbita e posterior dificuldade no caminhar é o principal motivo para se procurar um especialista o quanto antes. A dificuldade em fazer movimentos em cima da perna também são sintomas. Além disso, as consequências para essa fratura podem ser a redução do tamanho da perna fraturada. É importante ressaltar que mesmo sendo as quedas as principais causas para tal problema, ele pode acontecer sem qualquer impacto.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock