Header ad
Header ad

A Gastronomia da Montanha da Chef Anouk

restaurante-paisagem-donnapinhaA cerca de duas horas de São Paulo, o Donna Pinha fica dentro do Eco Parque, na Rod. SP 46, a dois minutos do centro de Santo Antônio do Pinhal e a 10 minutos da badalada Campos do Jordão. O restaurante possui 120 lugares e oferece uma cozinha requintada e contemporânea com instalações e atendimento compatíveis, além de um ambiente aconchegante emoldurado com decoração rústica e vidros que permitem aos visitantes terem uma bela vista diretamente para a paisagem natural do Ecco Parque. O local ainda é uma ótima opção para os casais apaixonados, já que durante a noite o espaço recebe iluminação projetada por velas e pela lareira.

“A decoração é simples porque queremos destacar a natureza ao redor, que é sim o grande espetáculo”, afirma Anouk.

Quanto ao nome do restaurante, a chefe explica que “foi escolhido por estarmos rodeados de Araucárias, cujo nome de seu fruto é pinha, de onde caem os pinhões”.

Segundo a Revista Época, “conhecer os restaurantes de Anouk e suas receitas é, sem exagero, o melhor pretexto para visitar Santo Antônio do Pinhal. Todo esse sucesso foi adquirido com a qualidade e a gastronomia dos festivais que a chef promove durante o ano todo. Confira alguns deles:

Festival da Quaresma: Após o Carnaval e terminando somente na Páscoa é possível saborear pratos à base de peixe, como moquequinha ou truta defumada com molho bechamel.

Chef-Anouk-RosaFestival de Fondue: Em julho a casa apresenta em todas as noites uma sequência de fondues com entrada na de queijo, depois carne, calabresa e frango, finalizando com a de chocolate. Além de tudo isso os visitantes ainda podem apreciar o Chenoise de carne cozido em um caldo especial de funghi secci. Ainda oferece fondue grelhada na pedra de truta.

Festival do Pinhão: Entre os meses de abril e julho o destaque fica por conta do pinhão com pratos que vão desde entrada, prato principal à sobremesa. Destaque para a truta e medalhão com pinhão e a torta de whisky com pinhão.

Festival da Alcachofra: Na primavera, a partir do final de agosto até outubro, acontece o mais curto dos festivais, porém mais tradicional, já que a chef prioriza ingredientes cultivados na cidade de Santo Antônio do Pinhal. Destaque para a entrada de casquinha defumada servida no fundo de alcachofra, carret de cordeiro com coração de alcachofra e molho balsâmico.

Festival de Cogumelos: Entre outubro e novembro enfatiza os cogumelos, shitake, shimeji, porto belo e paris. Destaque para a truta ao molho de shitake e purê de yasabe, fettuccine ao mix de cogumelos e presente de cogumelos.

Festival de Frutas Vermelhas: Para finalizar, acontece de dezembro a fevereiro o festival das frutas com pratos feitos com amora, mirtilo e framboesa. Vale a pena saborear avestruz ao perfume de framboesa com queijo Brie, carret ao molho de mirtilo, taça de frutas vermelhas com suspiro e as saborosas caipirinhas com a pinga da região.

Anouk Vasconcelos Rosa vive em Santo Antônio do Pinhal, na subida da Serra da Mantiqueira, com o marido, as quatro filhas e os dois restaurantes em que ela é a chef: o Sta. Truta, de um lado da estrada, e o Donna Pinha, do lado oposto, no alto de um parque cercado de jardins temáticos e com uma vista deslumbrante das montanhas. Ela ainda se dedica a uma fábrica de peças em couro na vizinha Campos do Jordão. Parece muito para uma pessoa delicada como ela, mas quem a vê transbordando de energia entende logo como, além de tudo isso, ela ainda decidiu criar, há oito anos, o Festival da Alcachofra de Santo Antônio do Pinhal.

Fonte: Revista Época e Revista Em Dia

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock