Header ad
Header ad

A importância do reúso e dessalinização da água

Água potável

O que não falta são motivos para se destacar a importância do reaproveitamento de água e a dessalinização como medida para resolver ou pelo menos diminuir o problema da falta d’água que atinge o Brasil e o mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há no mundo, 783 milhões de pessoas sem acesso à água potável. A solução para esse problema é encontrar novas fontes de água, como a sua dessalinização e o reaproveitamento.

O reúso de água é visto por especialistas como uma saída, principalmente se feito por empresas. Segundo Gelma Reis, Diretor Técnico da Ética Ambiental Consultoria, as drenagens urbanas das residências e principalmente das fábricas e indústrias são formas de reaproveitamento de água que se postas em prática, podem ser aplicadas principalmente para atender à demanda agrícola e da própria indústria.

É importante lembrar que o reaproveitamento de água por reúso não deve ser usado para o consumo humano. Em cidades muito pequenas, sem estrutura para tratar o esgoto, pode ser feito um tratamento intermediário da água jogada fora, podendo ser aproveitada na irrigação, por exemplo.

A tecnologia para dessalinização da água

A dessalinização de água é vista como uma das grandes alternativas para solucionar o problema de abastecimento no mundo. É há tecnologias e equipamentos móveis disponíveis e capazes de realizar a dessalinização e o tratamento, que podem chegar aos lugares mais distantes e ser instalados em menos de 60 dias, ou seja, há solução para combater a falta d’água em qualquer lugar do planeta.

A dessalinização na prática

Na prática, já há ações que comprovam a eficiência do reaproveitamento e da dessalinização da água. Em Israel, 70% da água potável vem do processo de dessalinização, mas o país pretende chegar a 100% em no máximo quatro anos. A dessalinização de água para o consumo em Israel se iniciou no ano 2000. Aqui no Brasil, a dessalinização da água para o consumo humano é muito usada nos navios da Marinha.

Há também no Brasil iniciativas de métodos de purificação de água por parte de algumas indústrias, mas de forma discreta. Na América Latina, quem se destaca em relação a dessalinização da água é o México. O país é pioneiro no processo para alimentar as refinarias. O Chile também usa esse método para abastecer minas nas Cordilheiras. Já a Venezuela está construído uma planta de tratamento para o tratamento de água salgada para seus sistemas de petróleo.

O que é consenso entre todos os especialistas é que cada um faça sua parte. O uso da tecnologia é tão importante quanto a consciência individual. O uso da água com responsabilidade por parte de todos é o caminho para a sustentabilidade.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock