Header ad
Header ad

Isabel Clark

No último dia 14 deste mês, Isabel Clark conquistou a sua terceira medalha de ouro no XIX Campeonato Brasileiro Oppa de Snowboard e a segunda na Copa Sul-americana.  O Temporada de Inverno entrevistou com exclusividade a principal representante do Brasil nas competições de inverno realizadas no mundo todo. Considerada pela Confederação Brasileira de Desportos da Neve, como a melhor atleta de snowboard do Brasil, Isabel Clark Heliski Andes, começou a praticar o esporte profissionalmente em 1995, quando já conquistou o primeiro de seus 17 títulos nacionais do esporte.

1186891_559123214124748_652293045_nPara Stefano Arnhold, presidente da CBDN, a carioca também bateu o recorde de participação em finais da Copa do Mundo e obteve o maior número de pontos acumulados. Feitos jamais obtidos por outra atleta sul-americana no Snowboard.

Experiente e com diversos títulos, especialmente nas modalidades de Snowboardcross, Isabel Clark está cada vez mais preparada para os Jogos Olímpicos de Inverno. Conheça um pouco mais da nossa atleta recordista, porta-bandeira da comitiva brasileira e campeã de snowboard.

ic-brazil-isabelclarkTI – Recentemente você superou a norte-americana Karen Kobayashi e a canadense Tayler Wilton, ao vencer a Copa Continental de snowboard. Como foi essa a disputa? Também em Valle Nevado, você conquistou o Brasileiro de snowboard cross. A que você atribui mais esta vitória?
IC – Elas surpreenderam, pois são super novas e tiveram ótimas performances. Na primeira competição, tive o melhor tempo da qualificação, mas bem perto da americana. E na segunda competição, a americana fez o melhor tempo e eu o segundo tempo. Sabia que não ia ser fácil nos hits, mas tive uma boa largada, o que me facilitou a vida para o resto da pista.

TI – A confirmação do seu favoritismo sinaliza que tem se dedicado seriamente na preparação para as próximas competições. Como tem sido o seu treinamento?
IC – Estou mais focada do que nunca. O treino tem sido bem intenso nos últimos anos, basicamente são 11 meses por ano que intercalamos treino físico com treino técnico.

ic-isabel

TI – Iván Fuenzalida Sáez é treinador da maior equipe brasileira de snowboard e também seu técnico. Qual a recomendação mais importante que você já recebeu dele?
IC – Muitas coisas, mas uma de suas recomendações mais importantes foi aprender a praticar a técnica progressivamente. Com tempo pude ter uma evolução continua e sólida.

TI – Pratica algum outro esporte ou atividade que ajuda no seu desenvolvimento?
IC – Ultimamente tenho praticado bastante mountain bike, que ajuda muito, pois treino aeróbico nas subidas e as descidas se assemelham um pouco ao boardercross.
TI – Você já considerou exercícios de Tai-chi ou Yoga para melhorar o condicionamento e equilíbrio?
IC – Gosto muito de praticar Yoga, do Metodo De Rose, ajuda muito na flexibilidade, equilíbrio, força e concentração.
TI – Existe um lugar preferido para concentração e relaxamento? Onde seria e por que?
IC – Não tenho um lugar assim especial, mas gosto muito de estar em contato com a natureza. Dá uma tranquilidade, ver a grandeza da natureza, seja do mar, da floresta, das montanhas. Tudo mais parece insignificante.
ic-clarkTI – Você segue as recomendações do seu nutrólogo Dr. João Olyntho? Gosta de preparar o seu próprio alimento? O que gosta de comer?
IC – Sempre sigo as recomendações do meu nutrologo, mas às vezes fica difícil de seguir ao pé da letra, pois viajo muito, e ficamos muito tempo em hotéis. Quando temos acesso a uma cozinha gosto sim de cozinhar, mas ao mesmo tempo é preciso de ter tempo, então no final das contas é melhor estar em um hotel, onde posso usar o meu tempo na preparação física, e não cozinhando.

TI – Atletas que vencem campeonato e se destacam nas competições, recebem Bolsa Atleta ou Bolsa Olímpica? O que você acha que pode melhorar nesses programas?
IC – É uma bom programa, pois ajuda e motiva muito o atleta, e em conseqüência, o esporte. Poderia melhorar algumas regras que não tem ajudado alguns dos melhores atletas que temos na Confederação. Na categoria internacional, é preciso ter mais de 5 países sul americanos competindo, mas é quase impossível ter 5 países sulamericanos competindo, geralmente são só 3: Brasil, Chile e argentina. Às vezes aparece um peruano… Então acho que poderia ser pelo numero de participantes independente da nacionalidade.


neve

TI – Tem algum patrocinador? Quem mais apóia e contribui para você ter o suporte e infra-estrutura necessários e continuar colecionando medalhas?
IC –Estou com um patrocínio bem legal, a SnowOnline, que tem tudo a ver, pois ajudo a promover viagens de brasileiros para a neve. Eles estão me dando um suporte financeiro e também me ajudaram a montar meu novo site, assim com a fanpage. Também tenho patrocínio da Rossignol Sbowboards, apoio de Valle Nevado, da Clinica Metsavaht, e do restaurante Clodet. O maior suporte que tenho e que mais contribuiu para a infraestrutura, é a CBDN.


ic-snowboardTI – Você já participou de competições no Chile, Estados Unidos, Canadá, França e Itália. Na sua opinião, onde foi a mais importante e por quê?
IC –Todas as Copas do Mundo e campeonatos Mundiais são muito importantes independente do país. São as competições com as pistas mais bem feitas e maiores, onde se assemelha mais a uma pista de Jogos Olímpicos.

TI – Qual a diferença entre as provas das temporadas de inverno do Hemisfério Sul e Norte?
IC – Nos últimos anos não tivemos etapas da Copa do Mundo no hemisfério sul, mas durante vários anos tinha pelo menos 1 etapa. Em geral, no hemisfério Sul, temos mais tempo para treinos técnicos na neve, o que é muito bom, pois no hemisfério norte tem muitas etapas das copa do mundo e o treino fica bem reduzido, a aproximadamente 3 a 4 semanas.

TI – Qual manobra você considera mais importante?  Costuma inovar e arriscar nos movimentos mais radicais?
IC –Na minha disciplina (Snowboardcross), não fazemos manobras nem acrobacias, é uma modalidade de velocidade com saltos e obstáculos, tipo bicicross. É por tempo e não tem juiz que dá nota. Somente nas modalidades de Freestyle, como o Slopestyle e o HalfPipe.

ic-go

TI – Quando você está em alta velocidade, à frente das competidoras e percebe que irá vencer, o que vem em sua cabeça?
IC – Às vezes pode vir uma emoção a tona, mas não é bom se emocionar, nem comemorar antes da hora. Procuro não analisar muito minha posição, e me concentrar somente na descida.
TI – Você já teve de ir sozinha competir pelo Brasil?
IC – Não nos últimos anos. Mas no inicio da minha carreira, fui sozinha muitas vezes, até a Suécia e Finlândia me aventurei em Copas do Mundo. Não é uma experiência muito boa ir sozinha. As pistas de SBX são muito exigentes e muitas vezes perigosas. É fundamental estar acompanhada de no mínimo um treinador.
TI – Na sua opinião, quais são os principais valores que um atleta deve ter para subir no lugar mais alto do pódio?
IC – Buscar o seu melhor, principalmente nos treinos. Confiar nos profissionais que o ajudam e fazer tudo bem feito. Se ele subir no pódio, vai ser conseqüência de um bom trabalho.
TI – Qual foi a sua maior conquista no Snowboard? E o que ela representa na sua carreira?
IC – O 9˚ lugar em Torino 2006. Significou o melhor resultado do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno e isso me dá muito orgulho.

ic-snowboarder

TI – Como é representar nosso país em um esporte tão competitivo lá fora?
IC – Estou há tantos anos competindo no circuito, sou uma das atletas mais antigas. Estou acostumada e todos me conhecem, até porque tem esse lado exótico de ser Brasileira, competindo na neve. Algumas vezes me vejo dando recomendações a alguma atleta nova no circuito, de um pais tradicional na neve…

TI – Quando em 1995, venceu pela primeira vez o campeonato de snowboard, pensou que algum dia teria seu reconhecimento simbolizado como porta-bandeira da Delegação Brasileira dos Jogos Olímpicos de Inverno?
IC –De jeito nenhum, nem pensava em Olímpiada, só pensava em snowboard, queria fazer de tudo para poder estar com a prancha no pé. As circunstancias e minha personalidade me foram levando nesse caminho.

TI – Tem outra atividade profissional, além da carreira esportiva?
IC – Antes era Instrutora de Snowboard. Também me formei em Arquitetura.
isaclarkTI – Você é instrutora? Como é para você ensinar o que aprendeu depois de tantas conquistas no esporte?
IC – Desde 2004 que não trabalho como instrutora. Mas em geral me dá muito prazer ver uma pessoa avançando no snowboard.
TI – E sua família? É casada? Filhos?
IC – Sou casada com Iván, meu treinador. Não temos filhos.
TI – Qual a dica que você daria para quem está começando agora no esporte?
IC – Se gosta muito do snowboard ou outro esporte, vai fundo… sempre ir fundo em alguma coisa, irá trazer muita experiência e aprendizado.
Isabel Clark Heliski Andes from Vaz Web Tv on Vimeo.
A snowboarder Isabel Clark teve o seu primeiro contato com a neve e snowboard em 1994 e já no ao seguinte conquistou o seu primeiro título: Campeã Brasileira de Snowboard em Valle Nevado, Chile. Em 1999 iniciou sua carreira de instrutora em Mammoth Mountain, na Califórnia e Valle Nevado, no Chile. Em 2001, treinou na Europa com o time francês e teve a sua primeira experiência na Copa do Mundo e no Campeonato Mundial de Snowboard. De 2003 a 2006 foi eleita a melhor atleta do ano em esportes de neve. Nas Olimpíadas de Turim, em 2006, ficou em 9º lugar, o melhor resultado de um brasileiro na história das Olimpíadas de Inverno. De lá até hoje são mais de 15 titulos nacionais, 10 internacionais.

ic

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock