Header ad
Header ad
Jornalismo 360º

Jornalismo 360º

googlenewslabCom objetivo de buscar ideias de jornalismo imersivo, o Google News Lab, em parceria com a Fundação Knight e a Online News Association, lançaram o Desafio Journalism 360. A proposta do desafio é estimular, por meio de bolsas, jornalistas e profissionais de comunicação de todo o mundo a experimentarem os avanços das novas realidades: virtual, aumentada e mista. A iniciativa espera enriquecer o jornalismo e proporcionar novas formas de relacionarmos com o universo das notícias.

Somadas, as bolsas atingem o valor de 250 mil dólares e os vencedores receberão 35 mil dólares para cada projeto. As propostas devem abranger vídeos com realidade mista aumentada ou de 360°, descobrindo novas maneiras de atrair o público e promovendo o campo do jornalismo.

De acordo com o Google News Lab, os organizadores buscam validar projetos que tenham a capacidade produzir lições para o jornalismo e incentivar repórteres e editores a pensarem de forma diferente.

O Google News Lab é uma plataforma gratuita voltada aos jornalistas com disponibilização de tutoriais para que aprendam a realizar pesquisas e investigações profundas com as ferramentas do Google. O site disponibiliza também casos de empresas jornalísticas ao redor do mundo que realizaram pesquisas jornalísticas com êxito utilizando as ferramentas do Google. Além disso, o usuário tem acesso a uma atualização do Google Trends, com dados em tempo real, contendo informações sobre as principais matérias publicadas em relação a uma determinada notícia que já esteja sendo veiculada na internet.

As inscrições para o desafio começaram no dia 8 de março e terminam no dia 11 de abril. Após o período de inscrições, todos os projetos serão avaliados, ideias serão escolhidas e os vencedores iniciarão os trabalhos que deverão atender as seguintes recomendações:

  • Ideias que usem realidade mista, realidade virtual, realidade aumentada e vídeos 360º para aumentar o engajamento de audiências;
  • Ideias que ofereçam melhores práticas para a replicação ou a soma de esforços no campo das narrativas imersivas;
  • Ideias que ajudem a democratizar ferramentas de narrativas imersivas e métodos para redações e empresas de mídia.

Para acompanhar as últimas novidades sobre o Journalism 360º Challenge, uma série de eventos virtuais, incluindo encontros presenciais serão realizados até o final do mês. Confira a seguir os próximos confirmados:

Quarta-Feira, 29 de Março. A partir das 9h.

J360 Google Hangout – A diretora do Jornalismo 360, Laura Hertzfeld, a representante da Fundação Knight, Nina Zenni, e Irene Jay Liu, da Google News Lab, responderão às perguntas.

http://www.youtube.com/watch?v=jpARWb2xn_8


Quinta-Feira, 30 de Março. A partir das 10h.

J360 @ Scripps VR Pop Up StudioScripps e CIR hospedará o evento Techraking em Cincinnati que irá explorar a interseção de jornalismo e VR. Existem formas de usar a realidade virtual para demonstrar as descobertas jornalísticas de formas mais convincentes para ganhar a confiança de nossos públicos? Erica Anderson vai falar sobre as subvenções J360 e como se candidatar.


Inscrições no site Journalism 360º Challenge da Knight Foundation.

.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock