Header ad
Header ad

Noite de história e literatura em Pindamonhangaba

Academia Pindamonhangabense de Letras realiza noite de autógrafos do livro “As memórias de João Gomes de Araújo”

memorias-livroApós receber os cumprimentos do governador Geraldo Alckmin e a moção de reconhecimento da Câmara Municipal de São José dos Campos, encaminhada pela vereadora Juliana Fraga, o jornalista Douglas Salgado realiza, na próxima sexta-feira, a partir das 19h, o lançamento do livro ‘As memórias de João Gomes de Araújo’ na primeira Sessão Solene de 2015 da Academia Pindamonhangabense de Letras, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, de Pinda. O evento será aberto ao público e 300 livros serão doados aos convidados.

“Haverá uma noite de autógrafos, seguida da sessão solene, na qual farei uma palestra sobre o projeto de resgate do ilustre personagem de Pindamonhangaba, João Gomes de Araújo, que também é meu trisavô”, afirma Douglas.

O jornalista conta que, durante o evento, fará a doação da obra completa da Sinfonia Militar (6ª Sinfonia) ao acervo do museu da cidade. “Trata-se da obra completa, reconstituída e digitalizada pela empresa Nery Cultural, de São Paulo, que pela primeira vez ficará à disposição do acervo do museu histórico de Pinda. Desta forma, começamos realmente o trabalho de resgate do mais importante compositor do Vale do Paraíba em sua terra natal”, ressalta.

Apoio. Apesar de viver há anos em São José dos Campos, Douglas, que também é natural de Pindamonhangaba, afirma ainda que pretende levar os concertos para a cidade natal do imortal da Academia Brasileira de Música (ABM). “Além do Hino de Pindamonhangaba, musicado por João Gomes de Araújo, nunca foi executada uma sinfonia do compositor em Pinda, o que considero um absurdo. Mas, para isso, é necessário apoio e patrocínio das empresas locais, o que não aconteceu no lançamento do projeto ‘As memórias de João Gomes de Araújo’, realizado no ano passado em São José.”

Convite especial. O projeto ‘As memórias de João Gomes de Araújo’ não pára. O Diretor da Faap de São José dos Campos, Rubens Vinha Junior, ao receber o livro do ex-aluno e autor, Douglas Salgado, o convidou para ministrar uma palestra e realizar o lançamento da obra na unidade de São José. “Ainda não fechamos a data, mas já aceitei prontamente o convite da Faap, que tanto preza pela cultura brasileira. Vale ressaltar que a mesma palestra já foi ministrada aos alunos do curso de jornalismo da Univap, no ano passado, onde o projeto nasceu”, disse Douglas. Na ocasião, houve doação de cerca de 250 livros à universidade.

Serviço:

Evento: I Sessão Solene da Academia Pindamonhangabense de Letras, com noite de autógrafos do livro ‘As memórias de João Gomes de Araújo’, de Douglas Salgado.

Local: Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina (Palacete Visconde de Palmeiras) – Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260, centro, Pindamonhangaba. Tel.: (12) 3648-1776.

Quando: sexta-feira, dia 27/2.

Horário: a partir das 19h.

Entrada: gratuita (serão doados 300 exemplares do livro aos convidados).
Informações para imprensa: Douglas Salgado (12) 99776-9883/ 99131-4543

Professora Juraci de Faria Condé, imortal da Academia Pindamonhangabense de Letras, organizadora do evento: (12) 3522-60083/ 98175-1255)

LEI TAMBÉM:
jornalismocolaborativo.com/musico-joao-gomes-araujo

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock