Header ad
Header ad

Mercado de cervejas especiais está em crescimento no Brasil

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cerveja no mundo. O país está inclusive na frente de países como Alemanha e Bélgica, que são conhecidos por suas cervejas. O mercado brasileiro, porém, ainda é muito pequeno quando o assunto são as cervejas especiais ou premium.

Essa situação mudando. Outras informações da Sindicerv indicam que desde 2010 o consumo dobra ano após ano. Para os especialistas, o “boom” desse setor se deve a dois fatores principais. O primeiro é um aumento relativo do poder aquisitivo do brasileiro. Com isso as pessoas querem usufruir de experiências de consumo diferentes, e o segundo motivo é que os brasileiros estão trocando a quantidade pela qualidade. Estão preferindo apreciar a bebida geralmente harmonizando as com pratos gastronômicos.

Grandes empresas investem no mercado Brasileiro

A maior empresa do país no setor, a Ambev, está investido forte no mercado premium. Hoje esse setor representa 6% do total de cervejas vendidas e ela pretende chegar a no mínimo 8% até a metade de 2014.

A quantidade de cervejas importadas que chega ao país também está crescendo. O fato de elas estarem migrando para cá é o mercado em ascensão. Como o crescimento desse setor na Alemanha ou nos Estados Unidos está parado, pois não tem mais para onde crescer, o brasileiro está a pleno vapor. Por isso cada vez mais multinacionais estão vindo para o país.

Restaurantes apostam nas cervejas especiais

O restaurante na Tijuca A Propósito Food Service oferece serviços gastronômicos diferenciados e, para acompanhar seus pratos, os clientes podem desfrutar as cervejas especiais, artesanais e importadas. O local conta com mais de 50 rótulos e pretende aumentar a quantidade.

Se esse setor continuar nesse ritmo o Brasil tem tudo para ser o maior mercado consumidor de cervejas do mundo muito em breve, e os brasileiros vão apreciar cada vez mais cervejas boas e diferentes.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock