Header ad
Header ad

Mitos e verdades sobre a cerveja

Que a cerveja é uma paixão nacional ninguém discorda, o grande problema que envolve essa bebida são os mitos que rondam as conversas. Em mesas de bar, rodas de amigos, churrascos no final de semana, em cada evento desses você pode ouvir uma história nova sobre a cerveja.

Então para desmistificar essas histórias, convidamos Eduardo Marinho, que é sócio fundador de uma distribuidora de cerveja no Rio de Janeiro, e fizemos uma lista com 5 desses mitos:

1- Quanto mais escura é a cerveja, maior é seu teor alcoólico:

Bom, como a cor da cerveja vem do malte torrado, esse mito está completamente errado, afinal, o malte não interfere em nada no seu teor alcoólico. Os ingredientes que realmente aumentam o valor de álcool na bebida não alteram sua coloração.

2- A cerveja fica com gosto ruim se descongelar e gelar novamente:

Se o mito fosse que ela fica com gosto ruim após ser descongelada várias vezes, ele estaria correto. Porém, as pessoas acreditam que se esse processo for feito apenas uma vez a cerveja já estará arruinada. O ar, a luz e o tempo sim podem interferir no sabor de sua cerveja, e não a temperatura.

3-As cervejas americanas têm menos álcool que as demais:

Essa história se dá pelo fato de nos Estados Unidos eles usarem a média de ácool da cerveja em relação ao seu peso, enquanto nos outros lugares a medida é entre o álcool e o volume. Já que a cerveja pesa menos do que a água, os números apresentados nos Estados Unidos são menores do que no resto do mundo, porém elas não possuem menos álcool.

4- As melhores cervejas estão nas garrafas verdes

Mentira. Esse mito tomou força depois da Segunda Guerra Mundial, quando os europeus foram obrigados a consumir cervejas importadas, que eram envasilhadas em garrafas verdes, devido à escassez local. Porém, as garrafas escuras (que geralmente são marrons) protegem muito mais o líquido da luz.

5- Mulher não gosta de cerveja

Na certa quem inventou esse mito nunca tinha ido em um bar brasileiro. Em qualquer lugar aqui no país você vai ver uma roda de amigos tomando cerveja e entre eles diversas mulheres. Existem inclusive várias que conseguem beber muito mais do que muito homem por aí.

Agora você já tem bastante embasamento para retrucar quando aquele amigo chato tentar te convencer de que ele sabe mais sobre cerveja do que você.

Serviço:
Barra Ice – Distribuidora de Bebidas, Água, Gelo e Carvão no Rio de Janeiro
Site: http://barraice.com/
Av Américas, 10200 Lj 14, Barra da Tijuca.
Rio de Janeiro – RJ

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock