Header ad
Header ad

No Peru, geleira pode virar rota de turismo do aquecimento global

Nos últimos 20 anos, a geleira Pastoruri, no centro do Peru, foi reduzida a metade. Com o objetivo de despertar a atenção para o problema as autoridades locais planejam inaugurar a primeira rota de turismo do aquecimento global.  A região peruana pode atrair visitantes que queiram ver de perto impactos do aumento da temperatura e conhecer a geleira antes de seu desaparecimento.

Apesar das alterações, os responsáveis pelo parque acreditam que a visitação do público à geleira deve continuar, embora por razões muito diferentes. Mas o derretimento da geleira já gera prejuízos para economia local.

A situação tem influenciado diretamente moradores que alugavam abrigos e vendiam alimentos. Além da queda no número de visitantes, que no último ano foi pouco mais de 30 mil. Como tentativa de reverter a situação, com menos água, moradores tentaram isolar a dissolução colocando serragem sobre a geleira e usando tinta branca nas pedras expostas , para refletir o calor. Sem sucesso.

“A primeira medida a ser tomada é a implantação de projetos que oferecem alternativas às comunidades para que desenvolvam as suas atividades fora das cabeceiras da bacia”, afirma o engenheiro Gelma Reis, da Ética Ambiental.

peru

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock