Header ad
Header ad

O que significa a norma ISO 9001 para o consumidor

ISO 9001

Celebrada como a mais importante certificação de qualidade para as empresas, o selo ISO 9001 representa um atestado de qualidade para seus portadores. Para sua emissão, são feitos estudos detalhados e avaliações rigorosas, sempre seguindo as normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – regulada pelo Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

O selo ABNT NBR ISO 9001, para o consumidor, representa garantias de bons procedimentos em gestão de qualidade com respeito às boas normas de higiene, técnicas e métodos de produção adequados. Você sabe o que significa exatamente esse importante certificado?

O ISO 9001 é uma norma internacional. No Brasil, cabe à ABNT emitir o certificado, o que não significa que o produto comercializado esteja dentro dos requisitos da entidade. O que é avaliado e certificado é o Sistema de Gestão de Qualidade das empresas, que pode ou não se refletir na qualidade do produto final que chega ao consumidor.

O cliente tem total independência na hora de decidir sobre o que deve ou não comprar, por isso, não se deve confundir a certificação ISO, concedida à empresa, com um certificado para o produto.

Existem diversas etapas desde a concepção de um produto ou serviço até o momento em que ele chega ao consumidor. A norma ABNT NBR ISO 9001 não abarca todas elas necessariamente, embora isso possa ser feito.

Por exemplo, suponhamos que você está comprando um carro. A montadora tem o certificado ABNT NBR ISO 9001, mas será que a concessionária tem? O mesmo se aplica a todos os produtos ou serviços no mercado. O consumidor precisa estar atento a isso, pois o selo ISO aplica-se de forma diferente a atividades distintas.

Garantias que o selo ISO 9001 oferece

Na hora de adquirir um bem ou serviço, o primeiro aspecto a ser observado é justamente como a empresa gerencia suas atividades. O selo ABNT NBR ISO 9001 garante a estrita observância aos padrões de gestão de qualidade, o que certamente aumenta a confiança na hora da compra.

No Brasil, uma das empresas certificadas com o selo ISO 9001 é a Ética Ambiental, consultoria especializada em projetos ambientais. O engenheiro Gelma Reis, diretor da empresa, avalia de forma positiva o impacto da certificação nas atividades empresariais “sem dúvida, a obtenção do selo ABNT NBR ISO 9001 trouxe para a Ética Ambiental um adicional em confiabilidade. Nossos clientes, ao perceberem que somos certificados, sentem-se muito mais tranquilos ao nos contratar.”

Empresas, fornecedores e principalmente o consumidor ganha, privilegiando o selo de qualidade ISO 9001. Procure sempre por ele, e valorize quem preza pela qualidade.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock