Header ad
Header ad

Os perigos do frio extremo

É de conhecimento geral que o inverno no hemisfério norte no início desse ano está sendo um dos mais rigorosos de todos os tempos. No início do mês as principais cidades dos Estados Unidos sofreram com as temperaturas mais baixas de sua história.

O problema é que temperaturas extremas trazem diversos perigos para o ser humano, e muitas pessoas não sabem quais eles são.

A queda de temperatura acentuada como a que está acontecendo nos Estados Unidos pode trazer: tremedeira do corpo, que são os músculos tentando gerar movimento, e por consequência mais calor para o organismo. Os vasos sanguíneos se contraem para evitar que a temperatura corporal caia muito rápido, e perder a sensibilidade de extremidades é algo que pode ocorrer. Se o corpo não conseguir se adaptar a essas temperaturas extremas, pode acontecer hipotermia, congelamento e até o gangrenamento de algumas partes.

Os efeitos do frio variam de acordo com diversos fatores. Idade, peso, carga genética e até mesmo hábito. Se você está acostumado a viver em locais mais gelados, seu corpo se adapta mais rápido a essas temperaturas. As pessoas que mais sofrem com o frio são crianças de até 2 anos ou idosos acima dos 60. Elas possuem um mecanismo menos eficaz para permanecer na temperatura ideal.

Ajudando o corpo a se proteger do frio

Hoje em dia temos como ajudar nosso corpo a combater essas temperaturas, só precisamos nos agasalhar. Porém não adianta nos entupirmos de roupa, precisamos utilizar as peças certas para estarmos protegidos ao máximo. Para nos dar dicas de como se preparar para o frio, chamamos a autora do livro Guia Quente para Viver o Frio e sócia-fundadora de uma loja especializada em roupas de frio, a Loja de Inverno, Zizi Magalhães.

Roupas de Frio

Zizi nos ensinou sobre a técnica das 3 camadas, que funciona do seguinte modo:

1: É a camada que vai ficar em contato com a pele. O objetivo das roupas dessa etapa é manter o calor do corpo e deixá-lo completamente seco. Para isso, utilize camisas e ceroulas térmicas que possuam a tecnologia Thermo Plus.

2: Essa camada complementa a primeira, e tem como integrantes os tecidos ou fibras isolantes, que cortam o vento. Para essa camada o truque é preferir fibras artificiais, pois secam mais rápido. Busque peças de Fleece ou produtos de lã.

3: Essa camada é fundamental pra você que vai fazer atividades ao ar livre, principalmente se

estiver chovendo.  As peças para esse nível devem ser impermeáveis e respiráveis, como os casacos de esqui, que possuem a tecnologia Gore­Tex.

Lembramos também que o uso de luvas e botas de borracha é extremamente necessário. Outra boa dica seria tentar não sair em locais onde possa ventar muito. O vento ajuda a diminuir a temperatura corporal mais rápido.

Se você tiver que sair em um local onde a temperatura está desse jeito,lembre das nossas dicas e mantenha-se protegido.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock