Header ad
Header ad

A Cidade das Conchas

piuma-conhasCidade das Conchas

Piúma é um município tranquilo e se transformou num grande point de turismo no verão capixaba.

Está localizada numa Ilha separada do continente pelo Rio Piúma.

É cercada por quatro Ilhas menores:

– A Ilha do Ganbá
– Ilha do Meio
– Ilha dos Cabritos
– Ilha dos Franceses

É famoso pelo seu artesanato de conchas, conhecido internacionalmente e responsável pelo sustento de dois terços de sua população e terceiro produtor de pescado do Estado. Possui 8 Km de praias, com clima tropical, amenizando por fortes ventos marítimos.

Veja a seguir os pontos turísticos da cidade:

Monte Aghá

Símbolo natural do município, com 340 metros de altura e forma cônica, o Monte Aghá se destaca na paisagem e chega a ser utilizado como marco seguro para navegação em todo o litoral sul do Estado. Além de atraírem jovens e adultos para caminhadas, as fortes correntes de ar, na face leste do monte, permitem a prática de vôos livres. O nome “Monte Aghá”, em puri antigo, quer dizer “lugar de se ver Deus”. Nele floresce, em outubro, a orquídea azul “Sinningca Aghacnse”, descoberta por Roberto Kautsky. A flora e a fauna do monte são ricas em bromélias, canela e ema e animais silvestres.

piuma-escidade-de-piumamonteaghapiuma-fotografiapiuma-adrianodelimapiuma-carnavalpiuma-pordosolmonteagha-emcimadapedrafoto-piumapiuma-ianwelersonpiuma-solpiuma-helcioribeiropiuma-strangel

Praias

Praia do Lameirão (Ponta do Camarão)
Praia calma pertencente à Ilha do Gambá. As atividades no local vão do banho de sol e de mar à pesca e lazer aquático.

Praia do Coqueiral
Praia mansa. Local propício para as famílias, onde se encontram conchas de variadas espécies e búzios usados no artesanato local. Durante a maré baixa, pode-se chegar a pé na Ilha do Meio, a 500 metros da praia. Dispõe de calçadão, quiosques, bares, restaurantes e iluminação noturna.

Praia do Corujão
Praia funda e própria para esportes como surf e vela, e escunas para passeios, além da agitação com vôlei e aeróbica na areia. Oferece serviço de limpeza, de segurança, estacionamento, equipamentos de lazer, entretenimento, instalações sanitárias, locais para alimentação e para hospedagem.

Praia Maria Neném
Praia funda, com enseadas e ideal para a prática de surf. Oferece serviço de limpeza e de segurança, estacionamento, instalações sanitárias e locais para alimentação não adaptados. Nela, são encontradas as famosas conchas utilizadas pelas catadeiras no artesanato. A praia de areias monazíticas e vegetação nativa é de preservação ambiental.

Praia do Aghá
Praia extensa e funda, com pedras e ondas mansas. Fica abaixo do Monte Aghá.

Praia do Pau Grande
Praia propícia à prática de surf e pesca de robalo, com redutos de conchas e fustão. Oferece instalação sanitária e local para alimentação não adaptados. Dispõe de barracas que servem bebidas e petiscos na praia.

Praia Doce
Praia de águas calmas, areia fina e solta. Está exatamente na foz do Rio Piúma, Oferece instalações como quiosques e pousadas. Nela, estão a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o IFES – Instituto Federal do Espírito Santo.

Boca da Barra
Foz do Rio Piúma e entrada de barcos de pesca, suas águas não são tão calmas, o que propicia a prática de surf. Também é um bom local para a pesca.

Lagoas

Lagoa da Conceição
A 5Km do centro, também conhecida como Lagoa da Taperá. Fica na divisa de Piúma e Iriri, balneário de Anchieta.

Ilhas

Ilha do Gambá
Tombada como patrimônio paisagístico, é refúgio pra aves e animais marinhos. Nesse parque natural foram descobertas anêmonas ainda não catalogadas no mundo. É a maior em qualidade de algas marinhas do Brasil. Própria para a prática de trekking, mountain bike, pesca e mergulhos. Possui uma pequena praia com águas calmas, onde se desenvolvem também as conchas.

Ilha do Meio
Está localizada a 500 metros da praia. É um parque natural tombado como patrimônio paisagístico. Sua flora é rica em bromélia, orquídeas e árvores nativas. Bastante procurada para pesca de arremesso. Quando a maré está baixa é possível chegar até ela a pé.

Ilha dos Cabritos
Parque natural de flora e fauna tombado como patrimônio paisagístico. Sua praia é pequena e de águas cristalinas. É coberta por matas nativas, com trilhas rústicas próprias para caminhadas. O acesso é feito por barco ou escuna, a partir da Ilha do Gambá ou da Praia do Corujão. Com ancoradouro para barcos e veleiros, a ilha fica a 15 minutos do continente e possui restaurante com especialidade em frutos do mar e moqueca capixaba. Abriga, na sua proximidade, a fazenda marinha da maricultura, com cultivo de ostras e sururu.

Ilha dos Franceses
Parque natural de flora e fauna, a ilha é patrimônio paisagístico. A 45 minutos do continente, o acesso é feito de barco e deve ser programado com antecedência. A praia é pequena e as águas transparentes são indicadas para a prática do mergulho. O local possui um farol construído no ano de 1730 pelos franceses e alimentado por energia solar. Na gruta do Judeu, no centro da ilha, o cientista Augusto Ruschi descobriu o morcego pescador, uma espécie em extinção.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock