Header ad
Header ad

Os principais elementos para um setor de RH funcional

carreira de sucesso em RH

O perfil do profissional de recursos humanos está mudando. Antes, as atribuições básicas da categoria eram mais voltadas para serviços burocráticos, como a folha de pagamento e o recrutamento e seleção. Atualmente, os profissionais do setor de RH precisam dominar a linguagem dos negócios e estarem em sintonia com as demais lideranças da empresa.
É por isso também que existe a formação acadêmica em Recursos Humanos, e a especialização pode ser feita por profissionais formados em diversas áreas, não precisando ser pedagogo ou psicólogo. Nesta nova realidade, o perfil está mudando consideravelmente e já fazem parte das equipes de RH engenheiros, administradores, advogados e todo profissional com perfil para gerir pessoas.

O setor de RH pode ser dividido em duas áreas:

Para um setor de recursos humanos eficiente, são necessários muitos elementos que vão desde um software de gestão de pessoas para assuntos burocráticos até o treinamento e trato com os colaboradores.
Nenhuma organização existe sem as pessoas que trabalham nela. Em uma empresa cada um tem a sua função e o setor de RH deve estar preparado para administrar e motivar cada um dos funcionários.
Para um RH eficiente, é necessário:
• Administração de Recursos Humanos: função administrativa que treina, avalia e cuida da remuneração dos empregados;

• Gestão de Pessoas: atua em conjunto com os demais gestores da organização. Esta área pretende agregar, recompensar, manter, monitorar e desenvolver as habilidades dos funcionários, de maneira que proporcionem competitividade à empresa. Também é responsável por desenvolver os possíveis talentos da organização.
Por isso, o setor tem exigido profissionais cada vez mais atualizados e com capacidade de inspirar e liderar os demais colegas.

Otimize o tempo da sua equipe com um software de gestão de pessoas

Para que sobre tempo para as questões estratégicas, é preciso que o setor utilize ferramentas que facilitem o trabalho burocrático. O especialista da Cezanne RH, Donato Mingarelli, ressalta que objetividade é fundamental: “ao invés de investir em burocracia, é fundamental ter uma equipe pensando em resultados. Para o resto, deixemos que o software cumpre as necessidade”.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock