Header ad
Header ad

Problemas na hipófise alteram importantes funções hormonais, fique atento

Hipófise hormônios

A hipófise (ou pituitária) é uma glândula localizada na base do cérebro entre os olhos responsável por diversas funções, também conhecida como “glândula mestra”. A glândula é responsável por uma série de hormônios vitais para o organismo do ser humano, responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento sexual, volume urinário entre outros.

Função da hipófise

As glândulas adrenais e a tireoide são diretamente afetadas pela hipófise, e através dela várias outras glândulas do nosso corpo são reguladas através de seus sensores.Ela é responsável pela produção de seis hormônios, o que garante o funcionamento de outras glândulas e tecidos do corpo. A hipófise produz os hormônios LH, FSH, Prolactina, ACTH, GH e TSH.

Deficiência hormonal

A falta desses hormônios no organismo é conhecida como hipogonadismo. A deficiência hormonal faz com que o paciente tenha falta de caracteres sexuais femininos ou masculinos, tendo como principais sintomas, mama, pelos em excesso e aumento de testículo e pênis. O diagnóstico da doença só é possível através de exames de sangue, dosagens hormonais e métodos de imagem.

Tipos de tratamento para problemas na hipófise

Alguns casos são tratados através de reposição hormonal de testosterona ou estrogênio/ progesterona. Em pacientes com quadro de tumor, a cirurgia é o meio de tratamento mais indicado. Para tumores produtores de prolactina, mais conhecido como prolactinomas, o tratamento através de medicamentos é o mais indicado, sendo tão eficaz quanto a cirurgia em tumores menores. Por isso, a maioria dos especialistas optam pelo tratamento através de fármacos.

Radioterapia

A radioterapia ajuda em alguns casos para controlar o crescimento de tumores mais agressivos e invasivos. Nos casos onde o paciente necessita do tratamento por radioterapia, a cirurgia não é recomendada, pois não será tão eficaz, obtendo apenas a ressecção parcial do tumor. O tratamento radioterápico pode ser dividido em várias aplicações, entre 20 e 26, ou em uma única aplicação chamada de radiocirurgia.

Doenças da hipófise

  • Acromegalia
  • Doença de Cushing
  • Adenomas hipofisários clinicamente não funcionantes
  • Prolactinoma
  • Hipopituitarismo
  • Hipotireoidismo
  • Hipogonadismo

Clínica de cirurgia plástica e endocrinologia em Botafogo

Quando diagnosticada lesão hipofisária assintomática, ou qualquer outro sintoma que caracterize deficiência hormonal da hipófise, procure de imediato um endocrinologista para se consultar, e passar por uma avaliação para que o médico possa indicar o tratamento mais adequado.

Texto escrito com a colaboração do doutor Gabriel Duarte Basílio, cirurgião plástico da Inova, clínica de cirurgia plástica em Botafogo, Rio de Janeiro.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock