Header ad
Header ad
Quer ser Jornalista? Saiba como e onde começar.

Quer ser Jornalista? Saiba como e onde começar.

Nota do Editor

  • Mesmo antes de se formar jornalista, você pode iniciar sua carreira contribuindo com pesquisas científicas, produção e desenvolvimento de pautas e reportagens investigativas em projetos de jornalismo colaborativo.

O trabalho de um jornalista, publicitário ou profissional de rádio e TV, requer métodos específicos de apuração e produção editorial e deve ser pautado pela ética e compromisso incorruptível com a sociedade. Por essa razão, existem alguns pilares e preceitos básicos que diferenciam uma ditadura de uma democracia, entre eles, o direito à manifestação e à liberdade de imprensa.

Diante da explosão das redes sociais, integradas com uma avalanche de ferramentas e aplicativos de publicação digital, o caráter noticioso de uma informação sofreu transformações que refletem diretamente no declínio do jornalismo como instituição mediadora. No entanto, um novo modelo pode ser o caminho mais curto para a integração social com o jornalista. Em maio de 2014, a Revista Imprensa fez referência ao projeto de Jornalismo Colaborativo, em edição comemorativa de número 300. Leia reportagem na íntegra aqui.

Mesmo antes de se formar jornalista, você pode iniciar sua carreira contribuindo com pesquisas científicas, produção e desenvolvimento de pautas e reportagens investigativas em projetos de jornalismo colaborativo.

Oportunidades para Estudantes de Jornalismo

Para quem está começando agora o curso de jornalismo, um bom lugar para treinar é o site JornalismoColaborativo.com, onde o estudante poderá dividir espaço também com profissionais formados em comunicação social e especialistas de outras áreas e diferentes campos de estudos.

Onde conseguir bolsas e descontos em Faculdades de Jornalismo?

O site QueroBolsa.com.br reúne milhares de ofertas em mensalidades de faculdades e universidades em todo o Brasil. Além de bolsas integrais, são ofertados descontos de até 80% em diversos cursos de comunicação social. 

Todas as bolsas disponíveis no site Quero Bolsa valem para o período completo do curso. Pesquise uma Bolsa de Jornalismo e venha fazer parte desse processo de transformação do jornalismo contemporâneo.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock