Header ad
Header ad

Especial Religião – O Catolicismo

É o principal ramo da Religião cristã, reconhecendo o Papa como autoridade máxima e venerando a Virgem Maria e os Santos. A terminologia católico exprime a idéia de ser uma religião que pode levar à salvação da alma de qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo: deriva de katholikos, palavra grega que significa universal. O católico afirma sua fé aceitando os sacramentos e assistindo à Missa, a principal liturgia. Foi fundado por Jesus Cristo, um judeu da Galiléia, nascido quando Roma dominava a Palestina e Augusto era o imperador. Segundo a tradição, aos 30 anos Jesus reuniu os discípulos e apóstolos e começou anunciar a boa nova, a edição do Evangelho (em grego) e a instauração do reinado de Deus sobre o mundo, a partir de Israel. Considerado blasfemo, foi submetido a um processo religioso e acusado de conspirar contra César. Foi crucificado quando Tibério era o imperador de Roma e Pôncio Pilatos o procurador da Judéia. Cinqüenta dias após sua morte, durante a festa de Pentecostes, os discípulos anunciaram que ele ressuscitara e os enviara a pregar por todo o mundo a boa nova da salvação e do perdão dos pecados. Esse foi considerado o início da difusão do Cristianismo, já tido como Catolicismo.

Os apóstolos Simão Pedro, André, Tiago (filho de Alfeu), Judas Tadeu, Simão Cananeu e Judas Iscariotes (depois substituído por Matias), foram os discípulos escolhidos pelo próprio Jesus para divulgar o evangelho pelo mundo. Os discípulos espalharam-se pelas regiões do Mediterrâneo, inclusive Roma, e fundaram várias comunidades.

O Catolicismo desenvolve-se em torno do Vaticano, pequeno estado independente no centro de Roma e, pelo resto do mundo, o Vaticano é representado pelos cardeais, arcebispos, bispos, cônegos, párocos, e padres não-seculares, pertencentes a diversas congregações como os beneditinos, os frades franciscanos, os jesuítas, etc. A Igreja Católica já teve 264 papas, o primeiro sendo Pedro e o atual, João Paulo II, o primeiro papa não italiano (Karol Wojtyla é polonês). Um dos mais populares foi João XXIII, que teve suma importância na evolução da Igreja católica no Século XX, fazendo-a mostrar maior interação com o próprio desenvolvimento da humanidade, incluindo-se aí o desenvolvimento científico.

Continue lendo:

OUTRAS SEITAS E DOUTRINAS ORIENTAIS
OUTRAS SEITAS E DOUTRINAS OCIDENTAIS

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock